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Deu no blog do Nassif

Algumas considerações sobre os rumos da mídia, a partir dos debates ocorridos na Câmara Municipal na segunda-feira. Como o seminário foi longo e rico em conteúdo, vou me ater a dois pontos. O ombudsman da Folha, Carlos Eduardo Lins da Silva, fez um belo relato sobre o que deverá ser o papel dos jornais, se quiserem ter relevância no debate político. Deverão abordar temas relevantes, deixar de lado o jornalismo ligeiro de futricas etc. Em duas intervenções, o representante da CUT trouxe dois enfoques bastante interessantes. O primeiro, lembrando que, até alguns anos atrás, nas assembleias da categoria, os colegas traziam jornais debaixo do braço, especialmente a Folha, e exibiam com orgulho. Hoje em dia, abominam os jornais e, nas discussões, mencionam cada vez mais os blogs. Aliás, ao final várias pessoas das mais variadas extrações sociais vieram conversar, repetindo tiradas do Blog (”priapismo midiático” e outras), e olha que o Blog não tem a capacidade do PHA de criar bordões.

Como é difícil um belo horizonte

Pesquisa divulgada pelo Ibope Mídia, braço do instituto especializado em estudos mercadológicos, sobre comportamento dos consumidores oferece dicas para quem não entende as dificuldades de sobreviver em Belo Horizonte. Segundo o estudo Target Group Index, realizado pelo IBOPE Mídia, na média, o comprador belo-horizontino depende mais da opinião ou indicação de amigos do que em outras localidades do País. A pesquisa aponta para 20% dos consumidores dizendo que sofrem influência dos amigos na hora da compra, enquanto, no Brasil, a média fica em 9,5%. A pesquisa obteve 9.728 entrevistas entre agosto de 2008 e janeiro de 2009. Curiosamente, ainda de acordo com o estudo, Belo Horizonte é a metrópole brasileira que mais consome mídias segmentadas como jornal, cinema e revista, segundo o estudo Target Group Index, realizado pelo IBOPE Mídia. Só em jornal, a capital mineira consome mais de 35% que a média do país. Certamente, a pesquisa captou o fenômeno dos "jornais populares", em e

A imprensa vive da farsa e como farsa

As denúncias envolvendo o senador José Sarney, um ícone do que há de pior na política brasileira, respingam -- ou deveriam respingar -- na credibilidade da imprensa. Cabe indagar aos donos dos grandes grupos, assim como para os "principais" nomes da cobertura política, sobre as razões pelas quais não se fez um trabalho de levantamento permanente da vida do ex-presidente maranhense, assim como de políticos da mesma laia. Porque se encerrou o processo de acompanhamento da vida de Renan Calheiros e de tantos outros especímes que sobrevivem no Planalto Central às custas de ações questionáveis. Jamais houve a preocupação em entender a fundo a personalidade do velho coronel, que atravessou a vida sempre na condição de servo dos poderosos, um prestador de serviços para quem vive da mesma proximidade e promiscuidade com os donos do destino do País. Coronéis e donos de jornais são extremamente parecidos. Vivem do subterrâneo, dos acordos "secretos", dos interesses de grupos

Quando a tecnologia joga contra

Desde 1995, quando ampliei meus interesses do jornalismo impresso para a comunicação na internet, sou obrigado a conviver com pessoas da área de tecnologia, que fizeram minha vida quase virar um inferno. A relação tem as marcas do conflito. Meu único consolo é saber que não estou só nesta sina. Outros profissionais têm pânico quando compartilham mesas de trabalho e computadores com os representantes das ciências exatas. Desenvolvem gastrites, neuroses e doenças coronarianas por conta das dificuldades do caminho do desenvolvimento e implantação de sites, portais e outros projetos na rede mundial de computadores. O fato é que os "tecnólogos" têm uma enorme dificuldade em lidar com o relacionamento em grupo. Melhor dizendo, trabalhar em conjunto, respeitando cada macaco em seu galho, acatar o conhecimento alheio. Aliás, algo comum, por sinal, nas atividades das ciências exatas e biológicas. Não tenho dúvidas em afirmar que, na infância e na adolescência, foram filhos e predileto

Jornalistas ausentes de discussão sobre capital estrangeiro em portais

Os jornalistas não foram convidados - ou, se foram, não participaram - para mais uma rodada de debates na Comissão de Ciência, Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados sobre a participação de capital estrangeiro em empresas de comunicação além do limite de 30% previsto na Constituição brasileira. Na terça-feira, dia 7 de julho, em audiência pública promovida pelos deputados federais, os representantes das emissoras de televisão aberta e dos jornais voltaram a defender os seus interesses, com a tradicional sopa rala de argumentos.

Tudo pela carteirada

Os votos dos ministros do Supremo Tribunal Federal contra a exigência do diploma para a prática do jornalismo como profissão fizeram tocar com maior intensidade, a partir de 17 de junho, os telefones dos sindicatos dos jornalistas em todo o país. Do outro lado da linha, pessoas interessadas em conhecer os caminhos para a inscrição na entidade como novos membros da categoria. Foram inúmeros os candidatos à profissão recém-desregulamentada, graças à decisão "exarada" pela turma do ministro Gilmar Mendes. Não pense o cidadão comum, talvez pouco informado pelas intervenções de parte da grande imprensa, que a demanda pelo registro sindical reflita uma preocupação especial das pessoas interessadas com a democratização da informação, com a mobilização da categoria ou com o fortalecimento da profissão. Nada disso. Até muito ao contrário. A vontade de ter acesso ao sindicato tem como meta a obtenção de dois singelos papéis: as carteiras Nacional e Internacional de Jornalista. Os docu

Transparência Brasil cobra investigação de deputados e senadores

A Transparência Brasil, organização não-governamental comprometida com o combate à corrupção, cobrou do Ministério Público Federal e do Tribunal de Contas da União providências em relação aos escândalos denunciados atualmente no Senado e na Câmara dos Deputados. A ONG aponta a inércia das casas legislativas diante das notícias veiculadas diariamente e a complascência na tomada de medidas convincentes para investigar os suspeitos, punir os culpados e, mais importante, tomar as medidas preventivas destinadas a evitar a reprodução da criminalidade documentada. "A inércia, aliada ao cinismo das explicações e subterfúgios empregados não só pelos principais suspeitos, mas pelas próprias Mesas Diretoras das Casas, precipitou o Parlamento num abismo de desprestígio junto à população", assinala. Os exemplos de malfeitorias cometidas por deputados, senadores e funcionários, bem como por deputados estaduais e vereadores de todo o país, desgastam a confiança do público em relação às ins

Para astrólogo, geminiano, para a ciência, deficiente de atenção

Aos cinquenta e tantos anos, finalmente descobri que tenho déficit de atenção. Em outros tempos, jamais tive acesso ao diagnóstico, apesar de todos os sinais do problema, mesmo porque a expressão é recente, pelo menos no vocabulário da população leiga em questões da psicologia. Na verdade, cresci sob o mito das características comportamentais de um nascido sob a regência de gêmeos. Estimulado pelas leituras de livros e dos meios de comunicação tradicionais, fui sempre comparado a um representante típico do signo. Afinal, sabemos e temos muitas informações sobre características gerais do zodiáco, mas ficamos alheios às descobertas das ciências do comportamento. Os astrólogos fazem, pela via indireta, a melhor descrição de um sujeito que carrega a deficiência de atenção. Hoje, percebo alguma contribuição do zodiáco na compreensão sobre de nuances do comportamento. Os astrólogos preconizam que os geminianos, representantes do terceiro signo do zodíaco, estão associados ao desenvolvimento

Comunicação pública não prejudica o bom jornalismo

Ricardo Lauricella* Vermelho "As novas mídias realmente representam a nova vanguarda e suas inovações são pelo menos tão radicais quanto as inovações formais da década de 1920". Lev Manovich Vamos a uma tentativa de respostas. A informação é notada, registrada, distribuída e compartilhada. Sendo assim, seria o produtor da matéria o dono dela? E no caso dos releases? Seriam os assessores de imprensa os donos? Afinal eles recebem a informação e divulgam para a grande imprensa. Sendo assim, nas newsletters e informações nos portais de comunicação, os webdesigners poderiam reclamar para si a propriedade pelo produto final? De acordo com o crítico e pesquisador Lev Manovich, o remix tem extrapolado o universo musical e se estabelecido como re-utilização de materiais já existentes. No caso da informação tratada no jornalismo, não são poucos os casos em que matérias são requentadas, diluídas de um meio de comunicação e colocadas em outro. Esse processo se dá pela