Pular para o conteúdo principal

Quando a tecnologia joga contra

Desde 1995, quando ampliei meus interesses do jornalismo impresso para a comunicação na internet, sou obrigado a conviver com pessoas da área de tecnologia, que fizeram minha vida quase virar um inferno. A relação tem as marcas do conflito. Meu único consolo é saber que não estou só nesta sina. Outros profissionais têm pânico quando compartilham mesas de trabalho e computadores com os representantes das ciências exatas. Desenvolvem gastrites, neuroses e doenças coronarianas por conta das dificuldades do caminho do desenvolvimento e implantação de sites, portais e outros projetos na rede mundial de computadores.

O fato é que os "tecnólogos" têm uma enorme dificuldade em lidar com o relacionamento em grupo. Melhor dizendo, trabalhar em conjunto, respeitando cada macaco em seu galho, acatar o conhecimento alheio. Aliás, algo comum, por sinal, nas atividades das ciências exatas e biológicas. Não tenho dúvidas em afirmar que, na infância e na adolescência, foram filhos e prediletos de famílias numerosas ou tiveram a proteção da avó ou foram filhos únicos. No futebol, eram donos da bola e, quando o time deles perdia, saiam para casa com a pelota debaixo do braço.

No jogo do desenvolvimento de meios eletrônicos, a soma de conhecimentos é o mais importante de tudo. Especialistas em tecnologia, em comunicação e em design terão de se articular e estruturar para atuar em conjunto e estar abertos para receber representantes de outras áreas de conhecimento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Para astrólogo, geminiano, para a ciência, deficiente de atenção

Aos cinquenta e tantos anos, finalmente descobri que tenho déficit de atenção. Em outros tempos, jamais tive acesso ao diagnóstico, apesar de todos os sinais do problema, mesmo porque a expressão é recente, pelo menos no vocabulário da população leiga em questões da psicologia. Na verdade, cresci sob o mito das características comportamentais de um nascido sob a regência de gêmeos. Estimulado pelas leituras de livros e dos meios de comunicação tradicionais, fui sempre comparado a um representante típico do signo. Afinal, sabemos e temos muitas informações sobre características gerais do zodiáco, mas ficamos alheios às descobertas das ciências do comportamento. Os astrólogos fazem, pela via indireta, a melhor descrição de um sujeito que carrega a deficiência de atenção. Hoje, percebo alguma contribuição do zodiáco na compreensão sobre de nuances do comportamento. Os astrólogos preconizam que os geminianos, representantes do terceiro signo do zodíaco, estão associados ao desenvolvimento ...

Ranking dos jornais brasileiros de maior sucesso no Instagram em 2021

  Levantamento mostra os diários impressos do País que mais conseguiram alavancar seguidores a partir da circulação

Pauta: 5 dicas para um aplicativo de sucesso

Antes da pandemia de Covid-19, plataformas como Google Meet, Zoom, Hangouts e Microsoft Teams eram procuradas, na maioria das vezes, por profissionais de cidades ou países distantes para reuniões de trabalho. Aulas presenciais se tornaram on-line, e hoje o aluno tem ao seu dispor uma gama incrível de soluções para aprender e interagir, no conforto do lar. Na área da saúde, já é comum a telemedicina, com consultas on-line 24 horas por dia para fornecimento de informações a pacientes. Muitas empresas tiveram que evoluir décadas em poucos meses, e tudo foi levado para o universo digital... Não é à toa que a última pesquisa TIC Domicílios, o mais importante levantamento sobre acesso a tecnologias da informação e comunicação, realizada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), vinculado ao Comitê Gestor da Internet no Brasil, mostrou, no ano passado, que três em cada quatro brasileiros têm acesso fácil à internet. E é claro que isso...