Pular para o conteúdo principal

Ranking dos jornais brasileiros de maior sucesso no Instagram em 2021

 


Levantamento mostra os diários impressos do País que mais conseguiram alavancar seguidores a partir da circulação

O Berkeley Institute, organização sem fins lucrativos que deseja compartilhar o estilo de gestão do Vale do Silício no Brasil, acaba de concluir um levantamento com os jornais brasileiros impressos de maior performance no Instagram em 2021.

Em primeiro lugar, disparado na frente dos outros diários nacionais, surge o periódico O Povo, de Fortaleza, que, a partir de uma circulação de 11 mil exemplares, alavancou 1,3 milhão de seguidores em sua conta no Instagram, perfazendo uma nota de 154 no ranking. Ou seja, multiplicou por 154 o seu número original de distribuição.

Em segundo lugar, com uma nota de 7,6 no levantamento, está o jornal Correio Braziliense, do Distrito Federal. A partir de uma circulação de 49 mil exemplares, o periódico arregimentou 371 mil seguidores no Instagram. Na terceira posição, vem a Folha de S. Paulo, com um índice de 7,3. A partir da distribuição original de 328 mil unidades, alcançou 2,4 milhões de perfis que seguem a sua conta na rede social. O ranking completo pode ser visto abaixo.

O levantamento foi feito a partir dos dados do Instituto Verificador de Circulação (IVC) e também por meio da consulta às contas públicas dos jornais no Instagram. Tomou-se como base o ranking dos 10 jornais impressos com maior circulação verificada do País. Desses, o Super Notícia de Minas Gerais foi único que não foi possível identificar um perfil na rede social.      

“O caso do diário O Povo de Fortaleza é um grande exemplo de como os jornais podem usar o Instagram como plataformas para aumentarem bastante sua audiência”, explica Luiz Chinan, fundador da iniciativa Berkeley Institute no Brasil. “Revela, ainda, como a rede social é uma grande oportunidade para todos os jornalistas do País”, complementa.

Foi essa a razão do Clube de Imprensa e do Berkeley Institute se unirem para lançar o projeto “Jornalista Plano B”. O objetivo é oferecer um conjunto de recursos para que repórteres e editores possam encontrar oportunidades de carreira e renda com seus próprios conteúdos no ambiente digital. Uma necessidade que se tornou mais premente em razão da Pandemia de Covid-19.

A primeira ação do projeto foi o lançamento do e-book do gratuito “Jornalista Plano B”, que ainda pode ser obtido aqui. Agora, a iniciativa vai promover a “Semana Jornalista Plano B”, com o lançamento de três aulas digitais gratuitas sobre jornalismo de qualidade no Instagram. O objetivo é fornecer exemplos para inspirar repórteres, editores e produtores na construção de alternativas profissionais no ambiente das redes sociais.

Os profissionais interessados na “Semana Jornalista Plano B” podem se inscrever gratuitamente por meio do link https://bit.ly/3uDJ84Y e garantir uma vaga para as três aulas do programa.

Ranking geral

JORNAL                                     CIRCULAÇÃO       SEGUIDORES         ÍNDICE

O POVO                                     11.071                      1,3m                           154

CORREIO BRAZILIENSE        49.155                         371k                            7,6

FOLHA DE S. PAULO             327.959                       2,4m                              7,3

ESTADO DE S. PAULO           242.392                       1,7m                              7 

O GLOBO                                  320.972                      2,1m                              6,5

A TARDE                                     24.153                        145k                            6

ZERO HORA                              158.091                        730k                           4,6

ESTADO DE MINAS                   48.284                        163k                            3,4

VALOR                                          93.021                          44,7k                          0,5

SUPER NOTÍCIA                       192.343                                 0k                         0


Sobre o Clube de Imprensa

O Clube de Imprensa e Influenciadores Digitais é uma iniciativa com o objetivo de auxiliar o trabalho e a formação de jornalistas e blogueiros no Brasil. Com essa meta, conta com um Banco de Fontes para a imprensa, um Data Room para consulta jornalística e uma série de cursos para a capacitação profissional de repórteres e editores.   


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como ser um jornalista na internet

Para ser um jornalista online, você precisa conhecer quatro "coisas". Um designer. Um programador de sistemas. Uma empresa capaz de valorizar profissionais capacitados e de dar bons empregos para vocês três. E o mais importante: saber muito sobre comunicação e marketing e um pouco sobre design e tecnologia. Esta deve - ou deveria - ser a resposta padrão para pergunta freqüente feita por jornalistas, novos e antigos, interessados em atuar no novo mercado criado pela internet. Muitos deles imaginam que as portas digitais serão abertas por algum curso sobre as inúmeras tecnologias desenvolvidas para o desenho e gerenciamento de sites. "Tenho muita vontade de atuar em jornalismo na internet, e estou fazendo um curso de Dreamweaver", anunciam os abnegados candidatos a emprego minimamente digno nesta praia de muitas ondas nem sempre boas para surfar. Outros, constrangidos, contam em segredo: eu queria muito trabalhar na internet, mas não sei nada de informática. Menos imp

Quem matou o jornalista

Zélia Leal Adghirni A mídia não reflete a opinião pública. A sociedade pensa uma coisa e a mídia fala outra. E o pior: muitas vezes seleciona e reproduz só aquilo que coincide com os interesses políticos e econômicos do momento. O alerta foi dado pelo professor e pesquisador americano da Universidade do Colorado, Andrew Calabrese, durante o 29º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom), que reuniu, na semana passada, mais de três mil professores, alunos e pesquisadores em comunicação na Universidade de Brasília em torno do tema Estado e Comunicação. Calabrese fez graves criticas à mídia americana que, segundo ele, exagerou no patriotismo em detrimento da informação após os atentados de 11 de setembro de 2001. De acordo com o professor, o discurso da Casa Branca e da grande mídia passou a ser quase unificado. A mídia quis fazer uma demonstração de patriotismo e solidariedade e acabou abraçando a decisão do governo de invadir o Iraque sem o respaldo da opinião da opinião

Jornalistas serão substituídos por robôs?

Os jornalistas podem - e vão - ser substituídos por robôs?