Pular para o conteúdo principal

Como é difícil um belo horizonte

Pesquisa divulgada pelo Ibope Mídia, braço do instituto especializado em estudos mercadológicos, sobre comportamento dos consumidores oferece dicas para quem não entende as dificuldades de sobreviver em Belo Horizonte. Segundo o estudo Target Group Index, realizado pelo IBOPE Mídia, na média, o comprador belo-horizontino depende mais da opinião ou indicação de amigos do que em outras localidades do País.

A pesquisa aponta para 20% dos consumidores dizendo que sofrem influência dos amigos na hora da compra, enquanto, no Brasil, a média fica em 9,5%. A pesquisa obteve 9.728 entrevistas entre agosto de 2008 e janeiro de 2009. Curiosamente, ainda de acordo com o estudo, Belo Horizonte é a metrópole brasileira que mais consome mídias segmentadas como jornal, cinema e revista, segundo o estudo Target Group Index, realizado pelo IBOPE Mídia. Só em jornal, a capital mineira consome mais de 35% que a média do país.

Certamente, a pesquisa captou o fenômeno dos "jornais populares", em especial do Super Notícias, que conseguiu o feito de ser a publicação com maior tiragem no País, graças à proposta que combina baixo custo e espetacularização das informações.

O estudo mostra que na grande Belo Horizonte o telefone celular tem penetração 10% superior que a média brasileira, porém as câmeras digitais estão 15% abamenteixo da média. Enquanto no Brasil a telefonia atinge 73% da população, em Belo Horizonte 80% das pessoas usam serviços de telefonia.

A posse de cartões de crédito chega a 60% em Belo Horizonte, mas nada comparado à posse de seguro de vida, que tem penetração de 14% na capital mineira enquanto a média do país é de 12%. A decisão de compra na grande Belo Horizonte tem influência de amigos, segundo o IBOPE Mídia.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Para astrólogo, geminiano, para a ciência, deficiente de atenção

Aos cinquenta e tantos anos, finalmente descobri que tenho déficit de atenção. Em outros tempos, jamais tive acesso ao diagnóstico, apesar de todos os sinais do problema, mesmo porque a expressão é recente, pelo menos no vocabulário da população leiga em questões da psicologia. Na verdade, cresci sob o mito das características comportamentais de um nascido sob a regência de gêmeos. Estimulado pelas leituras de livros e dos meios de comunicação tradicionais, fui sempre comparado a um representante típico do signo. Afinal, sabemos e temos muitas informações sobre características gerais do zodiáco, mas ficamos alheios às descobertas das ciências do comportamento. Os astrólogos fazem, pela via indireta, a melhor descrição de um sujeito que carrega a deficiência de atenção. Hoje, percebo alguma contribuição do zodiáco na compreensão sobre de nuances do comportamento. Os astrólogos preconizam que os geminianos, representantes do terceiro signo do zodíaco, estão associados ao desenvolvimento ...

Ranking dos jornais brasileiros de maior sucesso no Instagram em 2021

  Levantamento mostra os diários impressos do País que mais conseguiram alavancar seguidores a partir da circulação

Pauta: 5 dicas para um aplicativo de sucesso

Antes da pandemia de Covid-19, plataformas como Google Meet, Zoom, Hangouts e Microsoft Teams eram procuradas, na maioria das vezes, por profissionais de cidades ou países distantes para reuniões de trabalho. Aulas presenciais se tornaram on-line, e hoje o aluno tem ao seu dispor uma gama incrível de soluções para aprender e interagir, no conforto do lar. Na área da saúde, já é comum a telemedicina, com consultas on-line 24 horas por dia para fornecimento de informações a pacientes. Muitas empresas tiveram que evoluir décadas em poucos meses, e tudo foi levado para o universo digital... Não é à toa que a última pesquisa TIC Domicílios, o mais importante levantamento sobre acesso a tecnologias da informação e comunicação, realizada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), vinculado ao Comitê Gestor da Internet no Brasil, mostrou, no ano passado, que três em cada quatro brasileiros têm acesso fácil à internet. E é claro que isso...