Pesquisa divulgada pelo Ibope Mídia, braço do instituto especializado em estudos mercadológicos, sobre comportamento dos consumidores oferece dicas para quem não entende as dificuldades de sobreviver em Belo Horizonte. Segundo o estudo Target Group Index, realizado pelo IBOPE Mídia, na média, o comprador belo-horizontino depende mais da opinião ou indicação de amigos do que em outras localidades do País.
A pesquisa aponta para 20% dos consumidores dizendo que sofrem influência dos amigos na hora da compra, enquanto, no Brasil, a média fica em 9,5%. A pesquisa obteve 9.728 entrevistas entre agosto de 2008 e janeiro de 2009. Curiosamente, ainda de acordo com o estudo, Belo Horizonte é a metrópole brasileira que mais consome mídias segmentadas como jornal, cinema e revista, segundo o estudo Target Group Index, realizado pelo IBOPE Mídia. Só em jornal, a capital mineira consome mais de 35% que a média do país.
Certamente, a pesquisa captou o fenômeno dos "jornais populares", em especial do Super Notícias, que conseguiu o feito de ser a publicação com maior tiragem no País, graças à proposta que combina baixo custo e espetacularização das informações.
O estudo mostra que na grande Belo Horizonte o telefone celular tem penetração 10% superior que a média brasileira, porém as câmeras digitais estão 15% abamenteixo da média. Enquanto no Brasil a telefonia atinge 73% da população, em Belo Horizonte 80% das pessoas usam serviços de telefonia.
A posse de cartões de crédito chega a 60% em Belo Horizonte, mas nada comparado à posse de seguro de vida, que tem penetração de 14% na capital mineira enquanto a média do país é de 12%. A decisão de compra na grande Belo Horizonte tem influência de amigos, segundo o IBOPE Mídia.
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