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Projeto estimula o uso da internet para comunicação oficial

A Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática do Senado inicia a tramitação do Projeto de Lei que autoriza a utilização da internet como veículo de comunicação oficial das três esferas de governo. Após a votação na comissão, a proposta, de autoria do senador Demóstenes Torres (DEM-GO), será enviada para exame da Câmara dos Deputados.

Globo enfrenta rejeição com divulgação de novas tecnologias

Sob a onda de uma crise de imagem durante a Copa do Mundo na África do Sul, com boicote à emissora, proposto pelas redes sociais, e amargando perda de audiência nos últimos anos, a Rede Globo colocou em campo as inovações tecnológicas de transmissão de sua programação. Um evento em São Paulo colocou em pauta as iniciativas que aproximam o telespectador do futuro do sistema de TV. Transmissão via internet e para zonas rurais e exibição de imagens em três dimensões começam a virar realidade. Na disputa dos jogos da competição no continente africano, já era visível o ganho de qualidade da transmissão, para quem tem um computador com banda larga e que acessou as páginas de esporte do portal G1. A promessa da TV interativa amplia o acesso do consumidor a mais informações sobre os jogos de futebol em tempo real ou a enquetes sobre os programas da Globo. O telespectador precisa apenas ter um televisor com conversor digital compatível com a tecnologia para receber o conteúdo interativo ou um c

Jornalista passa mal com hipocrisia dos jornais

Carlos Plácido Teixeira* Jornalista, de texto primoroso, sério, competente, com formação humanista e senso crítico, Henrique de Souza está irritado hoje. Bem que a família e os médicos tentaram, a todo custo, evitar acontecimentos capazes de gerar contrariedades. O computador desligado durante todo dia, a TV estrategicamente estragada e o rádio em emissoras que tocam exclusivamente música faziam parte do tratamento para enfrentar os problemas decorrentes da depressão. Mas não teve jeito. Bastou uma pequena distração e Henrique acessou um portal de notícias na internet. E estava lá a manchete: “ANJ e Abert querem que candidatos assumam compromisso com a liberdade de imprensa”. Foi o suficiente para Henrique quase infartar. “Que cara de pau”, esbravejou, nervoso como ele só. Segundo a notícia, a Associação Nacional de Jornais (ANJ) e a Associação Brasileira de Empresas de Rádio e Televisão (Abert) vão cobrar dos candidatos à Presidência da República compromisso com a liberdade de imp

Municípios apenas cumprem a obrigação com a Lei da Transparência

Assim como fazem os meninos bem comportados, as prefeituras das capitais brasileiras cumpriram as obrigações legais e lançaram na internet, no dia 28 de maio, sites ou seções sobre despesas e receitas geradas pelos municípios. A entrega do para-casa obedeceu aos prazos da Lei da Transparência, mas não garante a aprovação dos trabalhos elaborados com boa média. Ao contrário, ainda há muito a evoluir, algo que depende de pressões da sociedade e da imprensa para ocorrer. Agora, todos os estados, as capitais e as cidades com mais de 100 mil habitantes são obrigados a manter sites com as informações sobre as entradas e saídas dos recursos da população. As administrações públicas não fazem mais do que cumprir as regras da Lei Complementar 131, responsável pela redefinição de regras estabelecidas pela Lei de Responsabilidade Fiscal. O levantamento sistemático de informações e avaliação de usabilidade de sites de nove capitais revela uma primeira conclusão importante: não exis

Cade encaminha proposta para fim de novela de 13 anos

A falta de concorrência na transmissão de jogos do Campeonato Brasileiro de Futebol pode - pode, bem entendido - estar com dias - ou anos - contados. Pelo menos não custa acreditar que algum dia os torcedores não serão obrigados a acompanhar jogos da principal competição pela Rede Globo, por absoluta falta de alternativas. Mudanças no reino do futebol ganham corpo no Conselho de Defesa Econômica, órgão vinculado ao Ministério da Justiça responsável por fiscalizar a concorrência da economia do País, que tenta encontrar uma solução definitiva para o processo que tramita desde 1997, em que a atual detentora de direitos de transmissão e o Clube dos 13 são acusados de formação de cartel. O monopólio impede considerável parte da população de ficar livre de alguns locutores e interesses dos padrões globais. O Conselho Administrativo de Defesa Econômica, que tem poder para impor o cumprimento de decisões, sugeriu a extinção de uma cláusula que dá preferência à emissora dos Marinho nas renova

Mais de 60% das prefeituras têm página na internet, mostra pesquisa

A maioria das cidades brasileiras oferece informações e serviços pela internet. A boa notícia, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), tendo como fundamento a Pesquisa de Informações Básicas de 2009 (Munic2009), revela alguns problemas que ainda persistem no segmento. De 5.565 prefeituras que responderam ao questionário, 60% possuem páginas na rede mundial. Mas, no cenário dos investimentos em portais públicos municipais predomina, ainda, um elevado nível de amadorismo, de improvisação e desarticulação com políticas de governo. Em alguma medida, o estudo do IBGE retrata a distância entre o ideal e a prática no relacionamento entre órgãos públicos e o cidadão. O levantamento destaca que 1.497 prefeituras disseram ter sites informativos e 1.060 afirmaram que suas páginas oficiais permitem ao usuário fazer sugestões e reclamações. Apenas 780 municípios, 14% do total, possibilitam ao cidadão acesso a serviços como alvará e matrícula escolar, indo além do fo

Coincidências são para toda a vida

Até agora estou impressionado. Hoje, 23 de abril, sexta-feira. Olho no meu celular e vejo que minha sobrinha, Carolina, nova empreendedora de um velho negócio comandado durante anos por minha mãe, tentou falar comigo. Resolvo ligar para ela. E brinco, de uma forma como jamais fizera antes, ao primeiro alô dela: "não adianta pedir dinheiro". Falo com tom duro, incisivo. Do outro lado, depois do alô e da minha fala, o silêncio. Eu mesmo quebro a barreira criada. Pergunto pelo susto: "e aí, não entendeu nada? Rio da situação. Ela não me ouve. Apenas pergunta: como é que você sabia? Sabia o que?, questiono, na minha vez de perguntar. Ela diz: eu estou acabando de escrever um e-mail, que enviarei para tios, primos, amigos e outros parentes. É sobre o casamento da Flavinha, na Espanha. Como será amanhã, estava escrevendo o e-mail. A minha sugestão é: como não teremos condições de enviar presentes, que enviemos dinheiro. Coincidências me intrigam. Certa vez, umas décadas atrá

Na disputa por trabalho, vencem os mais fortes

Na disputa por uma vaga no mercado de trabalho, um homem calvo ou tendendo a ter menos cabelo, com traços masculinos bem delineados, rosto ariano, com maxilar proeminente, olhos azuis e voz grossa terá maiores chances de obter sucesso do que outro concorrente masculino, com competências profissionais superiores, porém com traços físicos discretos. Na concorrência profissional, o biotipo tem papel determinante em processos de escolha de executivos, mesmo quando envolve empresas especializadas em headhunting, que sobrevivem como "caçadores de talento". Revelações sobre o papel das características físicas constam da pesquisa "Ways do get on a headhunter's radar", desenvolvida pelo Labor Market Institute, Organização Não Governamental dos Estados Unidos, que se dedica a estudar comportamentos e processos envolvidos na contratação de profissionais especializados e executivos do mercado de trabalho. Para Charles Dravin, coordenador do estudo, os resultados reforçam

Novas mídias levam audiência da TV aberta para baixo

07/12/2009 Redação Adnews Em novembro, a média de TVs ligadas durante o horário nobre (18h às 24h), na Grande São Paulo, caiu 56%, um recorde negativo. Somente em dezembro de 2002 e 2007 o índice foi pior. De acordo com o blog do Daniel Castro, o total de TVs ligadas no mês passado caiu quatro pontos, em comparação ao mesmo período de 2008 (60%). Mais dois pontos seriam equivalentes à audiência do SBT. O Ibope avaliou as possibilidades para o desinteresse pela TV aberta, que vão da programação, o crescimento da internet, o fácil acesso ao DVD e os dias quentes. A conclusão é que a TV não perde apenas para o botão de "off" dos aparelhos, já que o Instituto atribui a queda aos chamados outros canais, nos quais se incluem (DVDs, videocassete, videogame e PC). Na visão do superintendente Comercial da Rede TV!, Antônio Rosa Neto, o problema é outro. Ele considera a queda uma tendência “irreversível e inexorável”, um movimento que, sobretudo, reflete a evolução da sociedade brasile