Pular para o conteúdo principal

Depoimento verdade: Tenho fobia social

Sou tímido. E tenho fobia social. Mas ao contrário de Luis Fernando Veríssimo, um tímido assumido e com notoriedade, como o escritor reconhece em entrevistas e em um texto publicado em 1995, tentei durante anos vencer a timidez. O investimento no esforço de corrigir a "falha de estrutura da personalidade" reflete o impulso natural diante da sociedade que cultua o mito do homem como ser social. Iniciei terapias umas três vezes. Achando que não estava sendo ouvido e sem dar conta de dizer que estava pouco satisfeito com o processo de análise, dei o calote em todos na última mensalidade, antes de abandonar o tratamento -- não dar conta de dizer é um comportamento típico de um fóbico social.

Humanos com fobia social demonstram intensa ansiedade em situações de convívio com outros seres da mesma espécie. Segundo os especialistas, os temores, capazes de se transformar em pânico e visível no suor destilado por alguns dos fóbicos sociais, geram os surtos, em diferentes intensidades. As dificuldades transparecem em em situações específicas, em especial onde há, conscientemente ou não, o "perigo" da avaliação de outras pessoas. 

Como bem assinalou Luis Fernando Veríssimo, o tímido é, na realidade, um narcisista enrustido, pois sente que todos prestam atenção nele. Se alguém realmente reparasse nos fóbicos sociais, como eles sempre acham que ocorre, iria perceber o olhar de inveja quando, na festa, chega o colega de trabalho e sai distribuindo simpatia e extroversão. 

Eu, particularmente, confesso uma envergonhada inveja das pessoas que chegam em uma festa, evento ou mesmo no trabalho e distribuem abraços e beijinhos. Na vida de um fóbido social, até mesmo uma corriqueira reunião vira um suplício. Alguns sofrem antecipadamente com a dúvida sobre como proceder ao chegar: as mulheres devem ser cumprimentadas com o aperto de mãos ou com beijinhos? Um ou dois beijos. Um beijo e abraço no pescoço ou no rosto? Quem define as iniciativas?


Comentários

Anônimo disse…
oi! estou achando que eu tenho fobia social ja nao sei mais oq faço ja pensei até em morrer do nada quando preciso falar em publico ou chegar em algum lugar comeso a ficar vermelha muito vermelha mesmo já me isolei muito tenho 22anos e estou vivendo assim vou procurar uma psicologa pode ser que adiante o meu pior sintoma é ficar vermelha os outros posso esconder mas nao tem como esconder o meu vermelhao estou desesperada!!! obrigada
Anônimo disse…
Eu sofro de fobia social desde os meus 13anos vou completar 20 amanhã e vinha vida sempre foi difícil devido a fobia,já fiquei noites sem dormir de tanta ansiedade perdi inúmeras oportunidade em todas as áreas da minha vida um sofrimento constante que chegou a acarreta em depressão algo horrível um pesadelo que parece não ter fim,passado essa face de depressa estou tentando seguir em frete mais não é fácil só quem tem fobia social sabe do que estou falando,sai se casa e encara as pessoas que parecem estar sempre te julgando e aquela sensação de que algo vai dar errado eu demorei pra tomar uma atitude não cometa meu erro pois acaso dia que se passa esse medo cria força em silêncio e quando se percebi esta enorme e isso se alguém tiver um android e o aplicativo zello eu criei coragem e crie a sala Fobia.social pra trocar experiência é sempre bom falar com quem te compreende sem uma olhada no aplicativo é gratuito obrigado pela atenção.
PAMELLA C.da rosa disse…
infelizmente essa doença nao escolhe pessoas,acho que tambem tenho esse mesmo problema,larguei a escola,tentei trabalhar varias vezes mas pelo fato do patrao ver que fico nervosa,acabo nao ficando muito tempo.muito legal esse gesto seu de debater sobre esse assunto.realmente como vc disse só quem passa por esse problema é quem sabe.mais essas doenças fazem parte da imperfeiçao,mais em breve deus promete que essas coisas serao coisas do passado leia REVELAÇAO(APOCALIPSE-21;4)
PAMELLA disse…
DESEJO MELHORAS PARA TODOS QUE SOFREM DESSE MAL.EH CORAGEM!!!!!!!!!!
Lara Freitas disse…
gente esse site fala sobre uma menina de 12 anos que sofre de fobia social vale a pena conferir:

http://www.diariodeumasociofobica.blogspot.com.br/
Anônimo disse…
esses dias passei por um neurologista e recebi o diagnóstico de ansiedade generalizada, acho que todo fóbico social sofre de ansiedade claro, mas acho que deixei de dar dados q ele diagnosticasse minha fobia social, li que a ansiedade generalizada tbm causa a fobia social, e a medicação deve ser a mesma, ansiolíticos, ele me receitou o venlaxin, eu estava tomando o citalopran, ja tem tempo que tomo antidepressivos e já passei por vários. Estou aqui na madruga procurando por depoimentos que possam esclarecer melhor minhas dúvidas e me ajudar a me compreender melhor. Acredito que pelo fato de, não por maldade nenhuma, mas minha mãe ter sempre me corrigido muito qnd pequena, maneira de sentar, de comer, de falar, etc. fui me tornando ao longo do tempo meio mecanica e passo o tempo todo me observando qnt a essas coisas, qnd estou falando com alguém tento imaginar a cara que fiz, como foi, que reação eu esbocei, se fiquei feia ou bonita, se tem um fio de cabelo fora do lugar, se falei alguma bobeira, esses tipos de pensamentos são frequentes, não quando estou diante de pessoas conhecidas mas com estranhos. Nem todo estranho me causa esse desconforto tbm, tem pessoas que já de cara me sinto mais segura, que passam uma certa confiança, mas tem situações em que fico vermelha, não consigo falar nada, minha cabeça de repente parece que fica vazia, minha visão fica embaçada, se falo começo a gaguejar, e ai fica pior, ai pra disfarçar começo a dar umas risadinhas sem graça e sempre tem um idiota pra dizer: você só dá risada, não fala nada. Nossa, essa frase pra mim é a pior... é como dizer, você é retardada? ai começo a apertar minhas mãos com tanta força que chegam a doer, e quanto mais nervosa fico, mais eu aperto... isso é horrível, chego em casa acabada, me sentindo atropelada por um caminhão. Bem, espero que esse tratamento com a venlafaxina traga melhores resultados, sem antidepressivos me sinto muito pior, mas acho q já ando usando-os como muletas, não consigo ficar sem, ai que a insegurança bate.
Anônimo disse…
é um inferno ter fobia social a cada situação em que exige que você se exponha é um desconforto extremo,você não consegue comer em publico, fazer algo em que seja observado até mesmo caminha onde tantas pessoas estão em volta com paranoia na cabeça de que elas estão observando seu caminhado.
Derli G.Santos disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse…
É muito dificil conviver com essa fobia, não conseguir fazer amigos parecem que estão sempre te analisando e com um olhar de inferiotidade, me sinto humilhada, desde meus 12 anos tenho esse sintomas, mas só agora descobrir que é uma doença, saber que muitos tbm tem o msm problema me ajudou q querer superar.
Unknown disse…
Eu também tenho fobia social, é horrivel, tenho 20 anos e já sofri muito com esse mal e até desenvolvi sindrome do panico :(
Eu fiz um blog para contar minha história com a fobia social, se alguém quiser visitar é esse aqui http://diaadiacomfobia.blogspot.com.br la eu vou contar o dia a dia com fobia social e todas as experiencias que eu já passei. obg, FORÇA A TODOS . Deus abençoe!
Anônimo disse…
Eu também sofro com a fobia social,não aguento mais isso,desde os 12 agr já tenho 17,porém só descobri esse ano,quando eu descobri fiquei "feliz" por saber q oq eu tenho,tem nome,é uma doença mental,tem cura também reza a lenda,acho q a maioria das pessoas q sofrem com essa fobia já tiveram depressão,pq isso acaba com a vida da pessoa,me sinto retardada e o resto do mundo concorda.
Eduardo disse…
Nossa! É como se eu estivesse lendo sobre mim! A mais antiga crise que eu me lembro foi aos 12 anos também, quando um tio me pediu para comprar doces e eu simplesmente comecei a gaguejar em frente ao vendedor; eu só tinha que dizer: quero 5 daqueles ali. Hoje tenho 17 e compreendi que sou Fóbico Social. Eu fiz a "descoberta" a dois dias atrás, quando encontrei uma garota no coletivo que havia estudado comigo. Quando avistei ela por cima da catraca do ônibus eu senti como se eu entrasse em transe, e a vontade de pedir para o motorista parar o ônibus era muito forte porque sabia o que ia acontecer, ela iria vir falar comigo e as chances de eu dizer algo estúpido no meio de todas aquelas pessoas eram iminentes... Eu posso até não ter feito nada idiota, mas sei que todos ali notaram a forma como eu me comportei naqueles três minutos que pareceram três anos, não olhei para o rosto dela nem uma vez e gaguejei tantas vezes que nem lembro. Nessas horas duas coisas acontecem de forma impiedosa: eu começo a sentir como se eu fosse um telespectador vendo tudo de fora (e achando a minha performance risível) e sinto minhas pregas vocais emperrando e especular a mais simples palavra sem gaguejar se torna um desafio. Mas a pior parte vem depois, quando tudo passa: em casa começo a lembrar de todos os detalhes, cumprimentos físicos frustrados, despedidas mecânicas e o conhecimento de que eu falhei mais uma vez em lidar com um simples reencontro onde eu só deveria sorrir e dizer "oi, como vão as coisas?".
Unknown disse…
Ola venho fazer esse comentário em forma de motivação com a intenção de poder ajudar quem sofre desse mal , hoje posso dizer que superei :D
Desde pequena era uma menina muifo timida e queta , sem amigos na escola , poucos amigos na rua ..me sentia uma árvore enraizada entre as pessoas, ninguem me notava . Mas mesmo assim ia levando a vida , era triste porem o jeito era continuar indo em frente , nunca pratiquei esportes por vergonha das pessoas ficarem me reparando , me relacionei com poucoa meninos na adolescência e os que eu conhecia ja me apaixonava ..me sentia muito solitaria. Apos o final do ensino medio foi um alivio sempre tive vontade de fazer um curso superior , tentei começar duas faculdades mas me sentia muito pra baixo em me ver sozinha e terminei..fiquei um ano em casa parada , sem estudar , sem trabalhar , apenas dormindoe alimentando um amor platonico que piorava mais a minha vida . Assim entrei em depressão parecia que tudo estava pior ..sentia vontade de morrer , achava que nunca faria falta e que nao tinha motivos para persistir na vida , me sentia um alien nesse mundo , depois de um tempo ouvi falar sofre a depressão fiz alguns testes na internet e o resultado foi positivo , fi alguns testes de fobia social e o resultado foi positivo. .procurei a minha mae e disse que achava que tinha fobia social e depressao todos os sintomas se encaixavam , procurei o posto de saude e passei com um clinico..so de falar da minha situação dava vontade de chorar ainda mais perto da minha mãe, ele me encaminhou para uma psicologa demorou muito tempo pra conseguir a vaga , e nesse tempo consegui participar de uma pesquisa na USP sobre fobia social e elas me ajudariam com tratamento , realmente estava muito focada em melhorar , mas antes de começar o tratamento na USP consegui a vaga para psicologa na minha cidade , apenas participei da pesquisa mas nao utilizei do tratamento , minha psicologa me indicou para uma psiquiatra que me passou alguns remedios , Sertralina, esse remedio mudou minha vida ..com o tratamento e a terapia hoje apos 1 ano estou melhor ...faço faculdade , trabalho , faço academia , me amo muito , nao importo no que os outros pensam de mim , converso e brinco com todos , so em algumas situações que ainda preciso melhorar como ter a iniciativa de falar em público e saber lidar com meua pais , tirando isso ta tudo perfeito .. esse era meu sonho !
Quem quiser conversar um pouco meu email é larissarodrigues.stz@hotmail.com
Anônimo disse…
Eu tenho 18 anos, há 5 anos sofro com isso! Ano passado terminei a escola e agora não sei o que fazer só saio de casa se alguém estiver comigo! Larguei tudo quanto é curso, não tenho coragem pra nada nunca beijei nunca namorei, meus pais não entendem isso, acham que é frescura minha, perdi todas minhas amizades, já pensei em me matar, ninguém vem me ver nem as pessoas da minha igreja, sofro muito bullying por ser gorda e por eles me acharem feia! Eu choro todos os dias não aguento mais, só tenho 18 anos e desisto da minha vida, acho que vou vegetar e ser um estorvo na vida de meus pais pra sempre. Eu sou menina e me odeio
Unknown disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse…
Me sinto da mesma forma. Tenho 17 anos e desde o último ano não consigo frequentar a escola,todos acham que estou com frescura mas simplesmente não consigo,queria apenas desaparecer! Amanhã vou tentar mais uma vez ir a escola por ser meu ultimo ano mas já sinto que irei falhar infelizmente.
Anônimo disse…
Olá, pelos relatos que li aqui nesta página, descobri que tenho FS...pois vivo ansiosa por coisas desnecessárias...fico imaginando com precisão de detalhes de que tudo vai dar errado na minha vida..tenho medo sair na rua por medo de econtrar alguém que conhece, pois só me sinto segura quando estou sozinha. marquei na semana passada uma consulta com uma psicologa, porém não tive coragem de ir.
Estou fazendo faculdade, primeiro semestre, e já perdi nota por não ter coragem de fazer a apresentação, tenho um medo enorme de falar em público, minha boca fica tremendo e não consigo falar...Alguém sabe me dizer se tem tratamento para isto? Eu descobri que tenho isto faz uns 10 meses, é muito triste... preciso de ajuda!!
Anônimo disse…
Eu tenho fobia social e depressão, e já sofri de mais por causa delas.. A escola pra mim é um INFERNO, já fui muito humilhada, julgada, inferiorizada lá, e até bulling ja sofri. Todos zoam de mim, os garotos da sala estão sempre me chamando de bobona sonsa e escrota pelas minhas costas, os professores estão sempre morrendo de dó, e as meninas tem nojo da minha cara. Eu não consigo falar, não consigo mesmo, pois a minha ansiedade me domina, nao consigo olhar nos olhos das pessoas, estou sempre tendo uma sensação horrivel que elas estão sempre me julgando e me avaliando, me sinto sempre pessima, e por isso sou conhecida como a guria mais escrota do colégio. Eles ri, zoam, falam mal, e eu? Não consigo nem me defender T_T Eu estou destruída, levanto de manhã na marra, fico o dia inteirinho pensando nessas coisas, e na hora de ir pro colégio vem sempre a mesma ansiedade terrível, por isso falto sempre que posso, mais quando chego lá me sinto um LIXO INÚTIL, por não conseguir nem conviver com as pessoas. Não consigo me expressar, estou sempre com a atenção auto-focada em mim e por isso não consigo me concentrar na matéria, por isso não passo de ano. TODOS acham que eu sou uma nada, dizem isso na minha cara.. Quando chego em casa é hora de descarregar, penso em tudo, choro e choro e depois o outro dia é a mesma merda. Eles acham que eu nao passo de uma coitadinha uma nada, mais EU SEI do meu potencial, eu sei que sou muito mais inteligente e talentosa que qualquer um deles, o problema é que essa fobia essa minha depressão e meus traumas me dominam. Eu tinha muitos sonhos na minha vida antes de desenvolver essa fobia, tinha sonhos que eu sabia que podia realiza-los. Mais agora? Agora só quero morrer, tudo perdeu o sentido. Muitos podem dizer que isso é falta de sair, arrumar um serviço etc.. mais eles nao entendem, quem não tem essa fobia não FAZ IDEIA de como sofremos T_T é incapacitante. Eu tô perdendo minha adolescência e sei que não tenho futuro. Ta tudo perdido, acho que pra mim mudar é só por um milagre mesmo, por que não tenho forças pra mais nada.. ��
Unknown disse…
Tenho fobia social. Vive com este trastorno mental é muito difícil minha vida passou a não ter mais sentido ja pensei em me mata mas não tive coragem vivo distante de tudo e de dodos parei de estudar ja perdi muitas oportunidades na minha vida não tenho amigos minha vida e um inferno.
Unknown disse…
Ao que tudo indica , eu tenho fobia social ... As vezes desânimo da vida , pois ninguém entende... nao vou contar minhas experiências porque senão ficaria o dia todo aqui escrevendo ... o que posso dizer é que tenho muito a defeitos , mas ainda consigo encontrar uma qualidade em mim , sou persistente, não vou desistir de mim , sei que não posso enfrentar isso sozinha , pretendo ir à um psicólogo , mas por enquanto tento encarar as coisas , meus medos , mesmo a ansiedade e o medo me consumindo ...
Anônimo disse…
Vejam meu blog sobre fobia social: http://poetaem-ebulicao.blogspot.com.br/?m=1
Anônimo disse…
Eu sofri a vida inteira por causa desse problema.. perdi minha adolescência, nao tenho amigos, nem relacionamentos, nunca saio, nunca foi nem ao cinema. Decidi me suicidar e por incrível que pareça, me sinto aliviada agora depois dessa decisão, é como se finalmente estivesse livre. Desenvolvi essa fobia com 13 anos e ate hoje carrego esse fardo nas minhas costas. Nunca consegui vencer isso. É triste ter que desistir de tantos sonhos por causa de um problema tão.. idiota.
Mais em fim, passei só pra deixar um recado pra que ainda tem esperanças de vencer esse mal: não desistam! Não deixem isso virar parte de você, como eu fiz comigo. Pensem no que te fez ficar de pe até hoje. Seus sonhos, sua vantade de vencer tem que ser maior que tudo isso! Acredite em você..
Anônimo disse…
Hipnoterapia,ou hipnose clinica procura sobre! Dizem que em 1 ou algumas sessões vem a cura.
Eu não tinha noção da quantidade de pessoas que sofrem de Fobia Social! Depois que comecei a pesquisar nos Blogs, fiquei impressionada que essa doença atinge pessoas no mundo todo e existem bilhões de pessoas com este mesmo problema! Eu me senti aliviada por não ser a única! Sou fóbica social, desde minha adolescência e hoje tenho sessenta e um anos e essa praga ainda me acompanha. Um dia desses, li um comentário de um fóbico que me animou. Ele disse que resolveu contar sobre a sua Fobia, quando, tivesse que passar por alguma situação que sentisse que poderia ter uma crise. Foi aí que eu pensei em fazer o mesmo! A minha Fobia, é específica, tem a ver com escrever, assinar, preencher papéis ou documentos na presença de pessoas. Em breve vou ter que passar por esta situação e aí resolvi que quando for ao Cartório, vou falar com o responsável para que eu possa fazer isso, assinar em uma sala separada! Nas Eleições do ano que vem, vou conversar com o pessoal para que eu possa assinar a lista, num canto mais afastado. Enfim, vou dar meu jeito para melhorar a qualidade da minha vida, pois do jeito que está, não dá para ficar, afinal o tempo passa muito rápido e já não sou mais uma adolescente!!! Desejo boa sorte para todos que como eu sofrem deste transtorno de ansiedade!!!
Anônimo disse…
Descobri há alguns anos, que sofro de fobia social. No entanto,este problema vem desde minha infância! Estou com 66 anos. Já tentei várias formas de cura. As vezes, sinto alguma melhora! Porém, depois recomeça tudo. Sempre os mesmos sintomas: sensação de estar sendo observado o tempo todo, muita preocupação que antecede a qualquer interação social. O único local onde me sinto mais seguro, é em minha casa! Já tive muita depressão! Mas, não desisti da cura. Estou buscando, e aconselho a quem tem este problema, para não desistir! Enquanto há vida,há esperança!

Postagens mais visitadas deste blog

Como ser um jornalista na internet

Para ser um jornalista online, você precisa conhecer quatro "coisas". Um designer. Um programador de sistemas. Uma empresa capaz de valorizar profissionais capacitados e de dar bons empregos para vocês três. E o mais importante: saber muito sobre comunicação e marketing e um pouco sobre design e tecnologia. Esta deve - ou deveria - ser a resposta padrão para pergunta freqüente feita por jornalistas, novos e antigos, interessados em atuar no novo mercado criado pela internet. Muitos deles imaginam que as portas digitais serão abertas por algum curso sobre as inúmeras tecnologias desenvolvidas para o desenho e gerenciamento de sites. "Tenho muita vontade de atuar em jornalismo na internet, e estou fazendo um curso de Dreamweaver", anunciam os abnegados candidatos a emprego minimamente digno nesta praia de muitas ondas nem sempre boas para surfar. Outros, constrangidos, contam em segredo: eu queria muito trabalhar na internet, mas não sei nada de informática. Menos imp

Quem matou o jornalista

Zélia Leal Adghirni A mídia não reflete a opinião pública. A sociedade pensa uma coisa e a mídia fala outra. E o pior: muitas vezes seleciona e reproduz só aquilo que coincide com os interesses políticos e econômicos do momento. O alerta foi dado pelo professor e pesquisador americano da Universidade do Colorado, Andrew Calabrese, durante o 29º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom), que reuniu, na semana passada, mais de três mil professores, alunos e pesquisadores em comunicação na Universidade de Brasília em torno do tema Estado e Comunicação. Calabrese fez graves criticas à mídia americana que, segundo ele, exagerou no patriotismo em detrimento da informação após os atentados de 11 de setembro de 2001. De acordo com o professor, o discurso da Casa Branca e da grande mídia passou a ser quase unificado. A mídia quis fazer uma demonstração de patriotismo e solidariedade e acabou abraçando a decisão do governo de invadir o Iraque sem o respaldo da opinião da opinião

Jornalistas serão substituídos por robôs?

Os jornalistas podem - e vão - ser substituídos por robôs?