Sou tímido. E tenho fobia social. Mas ao contrário de Luis Fernando Veríssimo, um tímido assumido e com notoriedade, como o escritor reconhece em entrevistas e em um texto publicado em 1995, tentei durante anos vencer a timidez. O investimento no esforço de corrigir a "falha de estrutura da personalidade" reflete o impulso natural diante da sociedade que cultua o mito do homem como ser social. Iniciei terapias umas três vezes. Achando que não estava sendo ouvido e sem dar conta de dizer que estava pouco satisfeito com o processo de análise, dei o calote em todos na última mensalidade, antes de abandonar o tratamento -- não dar conta de dizer é um comportamento típico de um fóbico social.
Humanos com fobia social demonstram intensa ansiedade em situações de convívio com outros seres da mesma espécie. Segundo os especialistas, os temores, capazes de se transformar em pânico e visível no suor destilado por alguns dos fóbicos sociais, geram os surtos, em diferentes intensidades. As dificuldades transparecem em em situações específicas, em especial onde há, conscientemente ou não, o "perigo" da avaliação de outras pessoas.
Como bem assinalou Luis Fernando Veríssimo, o tímido é, na realidade, um narcisista enrustido, pois sente que todos prestam atenção nele. Se alguém realmente reparasse nos fóbicos sociais, como eles sempre acham que ocorre, iria perceber o olhar de inveja quando, na festa, chega o colega de trabalho e sai distribuindo simpatia e extroversão.
Comentários
http://www.diariodeumasociofobica.blogspot.com.br/
Eu fiz um blog para contar minha história com a fobia social, se alguém quiser visitar é esse aqui http://diaadiacomfobia.blogspot.com.br la eu vou contar o dia a dia com fobia social e todas as experiencias que eu já passei. obg, FORÇA A TODOS . Deus abençoe!
Desde pequena era uma menina muifo timida e queta , sem amigos na escola , poucos amigos na rua ..me sentia uma árvore enraizada entre as pessoas, ninguem me notava . Mas mesmo assim ia levando a vida , era triste porem o jeito era continuar indo em frente , nunca pratiquei esportes por vergonha das pessoas ficarem me reparando , me relacionei com poucoa meninos na adolescência e os que eu conhecia ja me apaixonava ..me sentia muito solitaria. Apos o final do ensino medio foi um alivio sempre tive vontade de fazer um curso superior , tentei começar duas faculdades mas me sentia muito pra baixo em me ver sozinha e terminei..fiquei um ano em casa parada , sem estudar , sem trabalhar , apenas dormindoe alimentando um amor platonico que piorava mais a minha vida . Assim entrei em depressão parecia que tudo estava pior ..sentia vontade de morrer , achava que nunca faria falta e que nao tinha motivos para persistir na vida , me sentia um alien nesse mundo , depois de um tempo ouvi falar sofre a depressão fiz alguns testes na internet e o resultado foi positivo , fi alguns testes de fobia social e o resultado foi positivo. .procurei a minha mae e disse que achava que tinha fobia social e depressao todos os sintomas se encaixavam , procurei o posto de saude e passei com um clinico..so de falar da minha situação dava vontade de chorar ainda mais perto da minha mãe, ele me encaminhou para uma psicologa demorou muito tempo pra conseguir a vaga , e nesse tempo consegui participar de uma pesquisa na USP sobre fobia social e elas me ajudariam com tratamento , realmente estava muito focada em melhorar , mas antes de começar o tratamento na USP consegui a vaga para psicologa na minha cidade , apenas participei da pesquisa mas nao utilizei do tratamento , minha psicologa me indicou para uma psiquiatra que me passou alguns remedios , Sertralina, esse remedio mudou minha vida ..com o tratamento e a terapia hoje apos 1 ano estou melhor ...faço faculdade , trabalho , faço academia , me amo muito , nao importo no que os outros pensam de mim , converso e brinco com todos , so em algumas situações que ainda preciso melhorar como ter a iniciativa de falar em público e saber lidar com meua pais , tirando isso ta tudo perfeito .. esse era meu sonho !
Quem quiser conversar um pouco meu email é larissarodrigues.stz@hotmail.com
Estou fazendo faculdade, primeiro semestre, e já perdi nota por não ter coragem de fazer a apresentação, tenho um medo enorme de falar em público, minha boca fica tremendo e não consigo falar...Alguém sabe me dizer se tem tratamento para isto? Eu descobri que tenho isto faz uns 10 meses, é muito triste... preciso de ajuda!!
Mais em fim, passei só pra deixar um recado pra que ainda tem esperanças de vencer esse mal: não desistam! Não deixem isso virar parte de você, como eu fiz comigo. Pensem no que te fez ficar de pe até hoje. Seus sonhos, sua vantade de vencer tem que ser maior que tudo isso! Acredite em você..