Pular para o conteúdo principal

Implantação da tecnologia 5G no Brasil vai ficar para 2021

O adiamento definido pelo governo vai representar uma defasagem em relação a outros países. Foto: Pixabay
O adiamento definido pelo governo vai representar uma defasagem em relação a outros países. Foto: Pixabay

Carlos Teixeira
Editor I Radar do Futuro

A tecnologia 5G, que possibilita novos saltos da inovação graças ao aumento da velocidade de acesso e troca de dados e informações pela internet, só deve começar a ser implementada em 2022. A confirmação do cronograma de atualização foi feita pelo ministro Marcos Pontes, da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicação. Em entrevista para o jornal Folha de S. Paulo, ele destacou que o leilão de seleção das empresas que vão operar a tecnologia no Brasil só deve ser realizado em 2021.

A informação representa mais um mau sinal para o futuro do País, que já passa, hoje, por cortes de recursos para pesquisas e um processo contínuo de desindustrialização. O adiamento da adoção da tecnologia 5G, que depois de implementada permitirá que a conexão da internet sem fio seja dez vezes mais rápida do que o padrão atual 4G, reforça a perspectiva de atraso em relação a outros países, onde a inovação já tende a se expandir como alternativa de mercado já neste ano.

O padrão 5G já faz parte da realidade de diversos países. Estados Unidos, Coreia do Sul, China, Japão e Suíça são alguns dos exemplos de lugares os usuários de internet já são beneficiados pelo aumento de velocidade de acesso à rede. Em 2019, já se previa que, nos EUA, o número de conexões a redes 5G chegaria a 12% dos smartphones.

Expectativas globais

O adiamento da implementação das redes de quinta geração não diz respeito exclusivamente a uma questão de favorecimento ao usuário comum de smartphones e outros meios de comunicação. Significa, de verdade, o atraso na infraestrutura que possibilita o desenvolvimento e o acesso a novos produtos e serviços, desde a internet das coisas embutida em cidades e casas inteligentes até a medicina e a educação a distância. O brasileiro vai assistir à distância o cenário de inovações desembarcando em outras regiões desenvolvidas do planeta.

Maior evento de tecnologia do mundo, realizado entre os dias 7 e 11 de janeiro nos Estados Unidos, a CES 2020 teve a tecnologia 5G e a conectividade móvel como um de seus temas centrais. Parte considerável dos produtos lançados durante o evento, como novos smartphones, carros conectados, assistentes virtuais e sistemas de monitoramento de saúde passam pela adoção de recursos de acesso à mais veloz à internet.

Antes, no final de 2019, os tradicionais relatórios sobre expectativas para 2020 já tinham eleito a quinta geração da internet como uma das principais forças das novas transformações do mercado e da geração de oportunidades de negócios. Por exemplo, realidade virtual e realidade aumentada são duas áreas de inovação que tendem a ser beneficiadas. Em vez de o processamento de gráficos ser feito no dispositivo do usuário, pode ser feito em poderosos centros de dados e depois transmitido.

Gostou do conteúdo?

Clique aqui para assinar a nossa newsletter e receba mais informações do Radar do Futuro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Depoimento verdade: Tenho fobia social

Sou tímido. E tenho fobia social. Mas ao contrário de Luis Fernando Veríssimo, um tímido assumido e com notoriedade, como o escritor reconhece em entrevistas e em um texto publicado em 1995, tentei durante anos vencer a timidez. O investimento no esforço de corrigir a "falha de estrutura da personalidade" reflete o impulso natural diante da sociedade que cultua o mito do homem como ser social. Iniciei terapias umas três vezes. Achando que não estava sendo ouvido e sem dar conta de dizer que estava pouco satisfeito com o processo de análise, dei o calote em todos na última mensalidade, antes de abandonar o tratamento -- não dar conta de dizer é um comportamento típico de um fóbico social. Humanos com fobia social demonstram intensa ansiedade em situações de convívio com outros seres da mesma espécie. Segundo os especialistas, os temores, capazes de se transformar em pânico e visível no suor destilado por alguns dos fóbicos sociais, geram os surtos, em diferentes intensidades...

Para astrólogo, geminiano, para a ciência, deficiente de atenção

Aos cinquenta e tantos anos, finalmente descobri que tenho déficit de atenção. Em outros tempos, jamais tive acesso ao diagnóstico, apesar de todos os sinais do problema, mesmo porque a expressão é recente, pelo menos no vocabulário da população leiga em questões da psicologia. Na verdade, cresci sob o mito das características comportamentais de um nascido sob a regência de gêmeos. Estimulado pelas leituras de livros e dos meios de comunicação tradicionais, fui sempre comparado a um representante típico do signo. Afinal, sabemos e temos muitas informações sobre características gerais do zodiáco, mas ficamos alheios às descobertas das ciências do comportamento. Os astrólogos fazem, pela via indireta, a melhor descrição de um sujeito que carrega a deficiência de atenção. Hoje, percebo alguma contribuição do zodiáco na compreensão sobre de nuances do comportamento. Os astrólogos preconizam que os geminianos, representantes do terceiro signo do zodíaco, estão associados ao desenvolvimento ...

CTBC e Telefonica lideram o ranking de reclamações da Anatel

Na telefonia celular, a CTBC fechou fevereiro na liderança das empresas com maior número de reclamações dos usuários, segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Com o índice de 0,817 por mil assinantes, a empresa deixa a TIM na segunda posição, com 0,417. Na telefonia fixa,a liderança é da Telefonica, de São Paulo, com 1,171 reclamação por mil assinantes. Na segunda posição, a Embratel, com 0,993, e a Brasil Telecom, com 0,821. Segundo a Anatel, reclamações de telefonia fixa cresceram mais em comparação à telefonia móvel em janeiro deste ano. Confira Telefonia fixa supera a celular em reclamações