Pular para o conteúdo principal

O que está por trás de estratégias de e-mail marketing

Talvez ele tenha sido uma das primeiras ferramentas do, hoje consagrado, marketing digital. Mas à medida que inovações, novas plataformas e soluções, que oferecem diferentes métricas surgiram, muitos profissionais se perguntam se o e-mail marketing ainda é viável.

*Por Gustavo Caetano

Para responder esta pergunta, é preciso primeiro levar em consideração o princípio básico do marketing da nova era - o indivíduo antes da massa. Um disparo único com mais de cinco mil e-mails cadastrados, com certeza terá retorno quase zero. Se a intenção é utilizar a ferramenta de forma mais eficaz, disparando seu conteúdo para mailings personalizados, é possível sim que o e-mail marketing ainda seja vantajoso.

Manter a atratividade, conseguir alcançar o target depende muito da estratégia utilizada. Título do e-mail, conteúdo correto para o público certo, evitar formatos que se assemelham aos spams, tudo isso pode ajudar a melhorar o desempenho e o retorno ao utilizar o e-mail marketing. Outro ponto que precisamos considerar, é a necessidade de praticidade do consumidor 4.0. Ações que demandam muitos cliques, ligações telefônicas e e-mail difícil de carregar são coisas que podem minar a efetividade da sua estratégia de divulgação.

Por outro lado, estar ligado nas tendências da internet pode ser uma excelente saída. Sabemos, por exemplo, do grande poder de influência dos vídeos, que com grande facilidade tornam-se virais e explorá-los pode ser uma excelente solução. De forma rápida e eficaz, o vídeo marketing pode aumentar a taxa de cliques entre 200% e 300%, segundo a consultoria Forrester. Esse dado configura a ferramenta como valiosa para diversas estratégias. Basta atentar-se com o timing para não perder as ações, já que quando falamos de seguir tendências da internet é preciso que tudo seja feito com agilidade.

Também é importante lembrar que o e-mail marketing é apenas uma ferramenta dentro de uma campanha. Não era possível antes, e nem é agora, medir o alcance ou os resultados levando em conta apenas as métricas apresentadas por ele. Com isso em mente, acredito que o e-mail marketing é sim uma solução ainda viva no marketing digital e deve ser explorado.

Agora, como medir o sucesso do seu disparo? É fundamental conhecer as métricas disponíveis para ajudar a validar os resultados. Taxa de abertura, de cliques, de reatividade e de cancelamento são alguns dos pontos que devem ser levados em consideração. Outra solução, que pode ajudar tanto a otimizar resultados como avaliar o engajamento, é utilizar aplicativos especializados. Com eles é possível destrinchar nos mínimos detalhes, até mesmo qual parte do e-mail gerou mais cliques ou teve mais tempo de leitura, quais foram os resultados alcançados com o disparo do e-mail marketing.

A tecnologia está mais uma vez a nosso favor. Utilizamos uma - o e-mail marketing e a avaliamos com outras, como esses aplicativos. É uma tendência que só nos traz benefícios, e desta forma podemos aprimorar a utilização das ferramentas, e não deixar de utilizá-las.

*Gustavo Caetano é CEO da Samba Tech, que ajuda centenas de empresas a se comunicar melhor com sua audiência por meio de vídeos online. Suas soluções de Educação a Distância, Comunicação Corporativa, Transmissão ao Vivo e TV na Internet cuidam de ponta a ponta, desde o momento que o vídeo sai da câmera até ele ser distribuído para qualquer aparelho conectado à internet. Por meio da tecnologia de streaming, a empresa leva o conteúdo de seus clientes a milhares de pessoas, tornando mais democrático o acesso a uma mensagem de qualidade.

Sobre a Samba Tech


  • Eleita pela FastCompany como uma das companhias mais inovadoras da América Latina, a Samba Tech ajuda pessoas e empresas a se comunicarem melhor por meio dos vídeos. Suas soluções facilitam a venda de conteúdos na internet, oferecendo um site personalizado, livre de preocupações com gastos em programação, design, questões jurídicas e com gestão de pagamento. A Samba cuida do processo de ponta a ponta, desde o momento em que o vídeo sai da câmera até ser distribuído para qualquer dispositivo conectado à internet.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Depoimento verdade: Tenho fobia social

Sou tímido. E tenho fobia social. Mas ao contrário de Luis Fernando Veríssimo, um tímido assumido e com notoriedade, como o escritor reconhece em entrevistas e em um texto publicado em 1995, tentei durante anos vencer a timidez. O investimento no esforço de corrigir a "falha de estrutura da personalidade" reflete o impulso natural diante da sociedade que cultua o mito do homem como ser social. Iniciei terapias umas três vezes. Achando que não estava sendo ouvido e sem dar conta de dizer que estava pouco satisfeito com o processo de análise, dei o calote em todos na última mensalidade, antes de abandonar o tratamento -- não dar conta de dizer é um comportamento típico de um fóbico social. Humanos com fobia social demonstram intensa ansiedade em situações de convívio com outros seres da mesma espécie. Segundo os especialistas, os temores, capazes de se transformar em pânico e visível no suor destilado por alguns dos fóbicos sociais, geram os surtos, em diferentes intensidades...

Para astrólogo, geminiano, para a ciência, deficiente de atenção

Aos cinquenta e tantos anos, finalmente descobri que tenho déficit de atenção. Em outros tempos, jamais tive acesso ao diagnóstico, apesar de todos os sinais do problema, mesmo porque a expressão é recente, pelo menos no vocabulário da população leiga em questões da psicologia. Na verdade, cresci sob o mito das características comportamentais de um nascido sob a regência de gêmeos. Estimulado pelas leituras de livros e dos meios de comunicação tradicionais, fui sempre comparado a um representante típico do signo. Afinal, sabemos e temos muitas informações sobre características gerais do zodiáco, mas ficamos alheios às descobertas das ciências do comportamento. Os astrólogos fazem, pela via indireta, a melhor descrição de um sujeito que carrega a deficiência de atenção. Hoje, percebo alguma contribuição do zodiáco na compreensão sobre de nuances do comportamento. Os astrólogos preconizam que os geminianos, representantes do terceiro signo do zodíaco, estão associados ao desenvolvimento ...

CTBC e Telefonica lideram o ranking de reclamações da Anatel

Na telefonia celular, a CTBC fechou fevereiro na liderança das empresas com maior número de reclamações dos usuários, segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Com o índice de 0,817 por mil assinantes, a empresa deixa a TIM na segunda posição, com 0,417. Na telefonia fixa,a liderança é da Telefonica, de São Paulo, com 1,171 reclamação por mil assinantes. Na segunda posição, a Embratel, com 0,993, e a Brasil Telecom, com 0,821. Segundo a Anatel, reclamações de telefonia fixa cresceram mais em comparação à telefonia móvel em janeiro deste ano. Confira Telefonia fixa supera a celular em reclamações