Pular para o conteúdo principal

Quando a educação vira assunto militar

Paris, 1 mar (Prensa Latina) A ajuda dos doadores para a educação se canaliza a cada vez mais através de operações relacionadas com estratégias militares, alerta um relatório publicado hoje pela UNESCO que aponta os Estados Unidos como país líder.

Esta nova tendência apaga a linha divisória entre a assistência e a segurança, rebaixa a prioridade de financiar o ensino e agrava o risco de que escolas, docentes, alunos e trabalhadores da ajuda sejam objeto de ataques armados.

Muitos países, sobretudo Estados Unidos, mas também Austrália, Canadá, Holanda e Grã-Bretanha, têm adotado as "3D" que consiste em fusionar todas as ações relacionadas com a ajuda ao desenvolvimento, a diplomacia e defesa, ressalta o documento.

O Relatório de Seguimento da Educação para Todos(EPT) no Mundo 2011, uma publicação anual independente dirigida nesta ocasião por Kevin Watkins acrescenta que o uso do dinheiro como arma é uma das estratégias.

"Poucos doadores são tão explícitos como Estados Unidos ao apresentar a assistência como parte de um esforço por suscitar lealdades políticas, se ganhando o coração e a mente das populações no marco de uma estratégia contra a insurreição".

Uma quantidade a cada vez maior da ajuda norte-americana está-se canalizando atualmente por conduto das seções de defesa e diplomacia dos organismos "3D" estabelecidos na cada país.

Assim, a proporção da assistência administrada pelo Departamento de Defesa desse país passou de 3,5 por cento em 1998 a um 22 por cento em 2006, enquanto a proporção do Organismo para o Desenvolvimento Internacional (USAID) diminuiu.

No relatório, titulado Uma crise encoberta: conflitos armados e educação, previne que a ajuda se está desviando para os Estados da "primeira linha". Afeganistão, Iraque e Paquistão, considerados prioritários de um ponto de vista "estratégico".

A prestação outorgada a Afeganistão para a educação básica multiplicou-se por mais de cinco no último lustro, enquanto a dispensada a países como o Chade ou a República Centro-africana se estancou ou aumentou lentamente e na Costa do Marfim diminuiu.

O texto de seguimento da EPT adverte que com a estratégia das "3D"Âá a redução da pobreza poderia passar a um segundo plano pois é muito provável que os argumentos de segurança nacional eclipsem quase sempre as demais prioridades.

No alerta lançado ressalta-se que apesar dos progressos registrados em matéria de aprendizagem se distará muito de atingir os seis objetivos subscritos por 160 países em Dacar no ano 2000.

Uma das causas fundamentais deste fracasso são os conflitos armados que açoitam muitas partes do mundo, sobretudo nações pobres onde 28 milhões de crianças em idade primária estão sem escolarização.

O sistema de ajuda humanitária não está satisfazendo as necessidades educativas destes infantes. É preciso que os doadores desmilitarizem a ajuda, insiste o escrito. Assim, faz um apelo aos governos a mostrar-se mais resolvidos à hora de lutar contra a cultura de impunidade reinante, a qual permite que colegiais e escolas sejam objeto de ataques armados.

Comentários

Gostei da sua compreensão, ela se traduz na sua forma de escrever e comunicar. Isso é admiração e não inveja!!!!(rsss)(email: mulheresemfases@gmail.com), também no twitter e facebook.

Abraços,

Postagens mais visitadas deste blog

Para astrólogo, geminiano, para a ciência, deficiente de atenção

Aos cinquenta e tantos anos, finalmente descobri que tenho déficit de atenção. Em outros tempos, jamais tive acesso ao diagnóstico, apesar de todos os sinais do problema, mesmo porque a expressão é recente, pelo menos no vocabulário da população leiga em questões da psicologia. Na verdade, cresci sob o mito das características comportamentais de um nascido sob a regência de gêmeos. Estimulado pelas leituras de livros e dos meios de comunicação tradicionais, fui sempre comparado a um representante típico do signo. Afinal, sabemos e temos muitas informações sobre características gerais do zodiáco, mas ficamos alheios às descobertas das ciências do comportamento. Os astrólogos fazem, pela via indireta, a melhor descrição de um sujeito que carrega a deficiência de atenção. Hoje, percebo alguma contribuição do zodiáco na compreensão sobre de nuances do comportamento. Os astrólogos preconizam que os geminianos, representantes do terceiro signo do zodíaco, estão associados ao desenvolvimento ...

Ranking dos jornais brasileiros de maior sucesso no Instagram em 2021

  Levantamento mostra os diários impressos do País que mais conseguiram alavancar seguidores a partir da circulação

Pauta: 5 dicas para um aplicativo de sucesso

Antes da pandemia de Covid-19, plataformas como Google Meet, Zoom, Hangouts e Microsoft Teams eram procuradas, na maioria das vezes, por profissionais de cidades ou países distantes para reuniões de trabalho. Aulas presenciais se tornaram on-line, e hoje o aluno tem ao seu dispor uma gama incrível de soluções para aprender e interagir, no conforto do lar. Na área da saúde, já é comum a telemedicina, com consultas on-line 24 horas por dia para fornecimento de informações a pacientes. Muitas empresas tiveram que evoluir décadas em poucos meses, e tudo foi levado para o universo digital... Não é à toa que a última pesquisa TIC Domicílios, o mais importante levantamento sobre acesso a tecnologias da informação e comunicação, realizada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), vinculado ao Comitê Gestor da Internet no Brasil, mostrou, no ano passado, que três em cada quatro brasileiros têm acesso fácil à internet. E é claro que isso...