Depois de acompanhar em uma lista de discussão uma discussão sobre as razões para o mercado de jornalismo ser tão ruim e o salário tão baixo, resolvi fazer uma lista na tentativa de descrever e sistematizar possíveis causas.
Aí vai. Se você tiver alguma contribuição, publique no comentário.
Por que os jornalistas são muitos. Milhares chegam ao mercado anualmente.
Jornalismo deve trabalhar por amor à arte, por diletantismo.
São muitas escolas e poucas vagas.
As vagas nos veículos tradicionais estão minguando.
As empresas estão nadando de braçada com a grande quantidade de novos formandos.
A desregulamentação do mercado favorece e estimula a contratação de estagiários.
Com os blogs, todo mundo virou jornalista.
Falta um conselho nacional de jornalista.
Falta regulamentação profissional.
A juíza paulista eliminou a exigência do diploma.
Escolas não formam profissionais capacitados.
A função do jornalista é meramente técnica.
As empresas jornalísticas não estão preocupadas com qualidade da informação.
Não há valorização da experiência, do conhecimento acumulado.
Os jornais impressos estão morrendo.
Os grandes veículos contratam apenas os profissionais "confiáveis", que rezam a cartilha liberal.
Empresas jornalísticas não ganham dinheiro com jornalismo.
Jornalista produz apenas letras pretas para preencher espaços em branco que a publicidade não vendeu.
Jornais fazem política. Não fazem jornalismo.
A publicidade não gosta de jornalismo. Publicitários não lêem jornais.
Vamos, envie a sua contribuição.
Aí vai. Se você tiver alguma contribuição, publique no comentário.
Por que os jornalistas são muitos. Milhares chegam ao mercado anualmente.
Jornalismo deve trabalhar por amor à arte, por diletantismo.
São muitas escolas e poucas vagas.
As vagas nos veículos tradicionais estão minguando.
As empresas estão nadando de braçada com a grande quantidade de novos formandos.
A desregulamentação do mercado favorece e estimula a contratação de estagiários.
Com os blogs, todo mundo virou jornalista.
Falta um conselho nacional de jornalista.
Falta regulamentação profissional.
A juíza paulista eliminou a exigência do diploma.
Escolas não formam profissionais capacitados.
A função do jornalista é meramente técnica.
As empresas jornalísticas não estão preocupadas com qualidade da informação.
Não há valorização da experiência, do conhecimento acumulado.
Os jornais impressos estão morrendo.
Os grandes veículos contratam apenas os profissionais "confiáveis", que rezam a cartilha liberal.
Empresas jornalísticas não ganham dinheiro com jornalismo.
Jornalista produz apenas letras pretas para preencher espaços em branco que a publicidade não vendeu.
Jornais fazem política. Não fazem jornalismo.
A publicidade não gosta de jornalismo. Publicitários não lêem jornais.
Vamos, envie a sua contribuição.
Comentários