Pular para o conteúdo principal

Justiça avança como usuária da internet

Questionado permanentemente pela lentidão das decisões, o judiciário demonstra pioneirismo e agilidade nos investimentos em comunicação, com o objetivo de melhorar o relacionamento com a sociedade. Com disponibilidade de recursos, que outros segmentos da administração pública nem sempre têm, a Justiça absorve conhecimentos e antecipa a aplicação das inovações tecnológicas.

A habilidade na adoção das modernidades das mídias eletrônicas tem impacto visível no fato de que todo advogado é, hoje, um usuário da internet. O acompanhamento de todo processo passa pelos sites dos tribunais.

A capacidade de inovar foi reiterada, em agosto, pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). Ao lançar uma nova versão de site . O destaque entre as atrações é a transmissão ao vivo de julgamentos realizados no fórum de Belo Horizonte.

Com o objetivo de melhorar a qualidade da programação, a TV Justiça adotou um fórum de discussão on-line. É uma nova ferramenta para se comunicar com os parceiros da TV Justiça espalhados pelo país e melhorar o relacionamento com essas instituições.

No fórum, as pessoas vão poder trocar idéias, por meio da internet, além de fazer sugestões, críticas, tirar dúvidas e promover uma interação maior entre aqueles que fazem a TV Justiça. A vantagem é a diversificação da origem das pautas, integração das equipes envolvidas, e o registro das informações que poderão ser consultadas futuramente nos arquivos do fórum.

Um sistema de teleconferência para discussão de pauta também está sendo testado pela TV Justiça e os parceiros, inicialmente em Brasília, para dar mais agilidade, integração e proximidade entre as equipes de cada Tribunal, Ministério Público e outras instituições.

Penhora

Em São Paulo, a justiça expande as garras sobre os inadimplentes ao aprovar um recurso eletrônico que permitirá a penhora de imóveis pela internet.

Credores de pessoas físicas e empresas inadimplentes poderão, com o sistema, solicitar pela internet o arresto e penhora dos imóveis de seus devedores.

O pedido deverá ser processado exclusivamente pela Arisp (Central Registral de Serviços Eletrônicos Compartilhados da Associação dos Registadores Imobiliários de São Paulo) entidade autorizada pela Justiça a encaminhar pedidos do tipo.

A penhora só será autorizada se o Poder Judiciário acatar o pedido. Do mesmo modo, credores que entrarem em acordo com seus devedores poderão usar a internet para retirar o status de penhora dos bens da pessoa ou empresa inadimplente.

Segundo a Corregedoria Geral da Justiça de São Paulo, o serviço vai funcionar por 90 dias em período de teste e vale apenas para imóveis localizados na cidade de São Paulo.

Se a experiência for bem sucedida, poderá valer para todo o Estado e agilizar trâmites judiciais, evitando que credores tenham que enviar representantes pessoalmente a Fóruns para encaminhar e retirar pedidos de penhora.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Depoimento verdade: Tenho fobia social

Sou tímido. E tenho fobia social. Mas ao contrário de Luis Fernando Veríssimo, um tímido assumido e com notoriedade, como o escritor reconhece em entrevistas e em um texto publicado em 1995, tentei durante anos vencer a timidez. O investimento no esforço de corrigir a "falha de estrutura da personalidade" reflete o impulso natural diante da sociedade que cultua o mito do homem como ser social. Iniciei terapias umas três vezes. Achando que não estava sendo ouvido e sem dar conta de dizer que estava pouco satisfeito com o processo de análise, dei o calote em todos na última mensalidade, antes de abandonar o tratamento -- não dar conta de dizer é um comportamento típico de um fóbico social. Humanos com fobia social demonstram intensa ansiedade em situações de convívio com outros seres da mesma espécie. Segundo os especialistas, os temores, capazes de se transformar em pânico e visível no suor destilado por alguns dos fóbicos sociais, geram os surtos, em diferentes intensidades...

Para astrólogo, geminiano, para a ciência, deficiente de atenção

Aos cinquenta e tantos anos, finalmente descobri que tenho déficit de atenção. Em outros tempos, jamais tive acesso ao diagnóstico, apesar de todos os sinais do problema, mesmo porque a expressão é recente, pelo menos no vocabulário da população leiga em questões da psicologia. Na verdade, cresci sob o mito das características comportamentais de um nascido sob a regência de gêmeos. Estimulado pelas leituras de livros e dos meios de comunicação tradicionais, fui sempre comparado a um representante típico do signo. Afinal, sabemos e temos muitas informações sobre características gerais do zodiáco, mas ficamos alheios às descobertas das ciências do comportamento. Os astrólogos fazem, pela via indireta, a melhor descrição de um sujeito que carrega a deficiência de atenção. Hoje, percebo alguma contribuição do zodiáco na compreensão sobre de nuances do comportamento. Os astrólogos preconizam que os geminianos, representantes do terceiro signo do zodíaco, estão associados ao desenvolvimento ...

CTBC e Telefonica lideram o ranking de reclamações da Anatel

Na telefonia celular, a CTBC fechou fevereiro na liderança das empresas com maior número de reclamações dos usuários, segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Com o índice de 0,817 por mil assinantes, a empresa deixa a TIM na segunda posição, com 0,417. Na telefonia fixa,a liderança é da Telefonica, de São Paulo, com 1,171 reclamação por mil assinantes. Na segunda posição, a Embratel, com 0,993, e a Brasil Telecom, com 0,821. Segundo a Anatel, reclamações de telefonia fixa cresceram mais em comparação à telefonia móvel em janeiro deste ano. Confira Telefonia fixa supera a celular em reclamações