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15 dicas para obter o máximo do Google Trends

Para comemorar o 15º aniversário do Google Trends, demos uma olhada nas perguntas sobre ele ... bem, tendências. “Como usar o Google Trends?” e “como funciona o Google Trends?” estavam entre os mais pesquisados. Portanto, decidimos respondê-los com estas 15 dicas para ajudá-lo a obter o máximo da ferramenta e descobrir insights interessantes. 

Simon Rogers
Editor de dados, Google Trends

1. Dados por data: o Google Trends pode informar o que as pessoas estavam pesquisando em qualquer data, de 2004 a alguns minutos atrás. Também é baseado em dois conjuntos de dados: históricos (2004 - três dias atrás) e em tempo real (semana passada). O tempo real é mais granular, até minuto a minuto.

2. Tendências versus mais pesquisadas: as pesquisas de tendência (ou crescentes) são aquelas que estão se acelerando mais rapidamente, enquanto as mais pesquisadas ou “mais pesquisadas” são as consultas mais pesquisadas em um período de tempo específico. As pesquisas de tendências são úteis para ver como as coisas mudaram.

3. Escolha os tópicos quando puder:Quando você começa no Google Trends, tem a opção de pesquisar um “termo” ou “tópico”. Recomendamos escolher “tópico” quando possível. Os tópicos são independentes do idioma e são responsáveis ​​por variações ortográficas (e erros!), Bem como vários nomes para a mesma coisa.

Imagem que mostra dados do Google Trends para "televisão" como um termo e "televisão" como um tópico.

Imagem que mostra dados do Google Trends para "televisão" como um termo e "televisão" como um tópico.

4. Compare lugares grandes com pequenos: como você compara pesquisas pela mesma coisa em dois locais diferentes? Bem, o Google Trends normaliza os dados de pesquisa para tornar as comparações entre os termos mais fáceis. Os resultados da pesquisa são normalizados para a hora e local de uma consulta. Isso significa que os resultados da Pesquisa por geografia são comparáveis, então você pode ver que a área metropolitana que mais  pesquisou por brunch neste ano é um vínculo entre Charleston, na Carolina do Sul, e Miami, na Flórida. Considerando que a principal área metropolitana em busca de café da manhã é Panama City, Flórida.

5. Tendências de hoje: Para vários países ao redor do mundo, você pode ver o que é tendência a cada dia . É também onde você terá uma noção do volume de pesquisas.


6. Descubra o que é tendência agora: as tendências de pesquisa em tempo real são ótimas para ver o que está acontecendo no momento e no contexto da cobertura de notícias. 

GIF animado mostrando pesquisas em tempo real do Google Trends para diferentes países.

GIF animado mostrando pesquisas em tempo real do Google Trends para diferentes países.

7. Sempre compare: se você quiser entender a escala de uma tendência, use comparações relativas para medir a popularidade. O clima é um dos meus tópicos favoritos para usar como ponto de referência. É um dos maiores tópicos e mais pesquisados ​​de forma consistente todos os dias.

Imagem que mostra um gráfico do Google Trends comparando pesquisas dos tópicos: "clima", "música", "filme", ​​"notícias" e "esportes".

Imagem que mostra um gráfico do Google Trends comparando pesquisas dos tópicos: "clima", "música", "filme", ​​"notícias" e "esportes".

8. Veja como lugares diferentes procuram a mesma coisa : este é um dos meus recursos ocultos favoritos do Trends. Você pode comparar até cinco tópicos ou termos de pesquisa e, para cada um, você pode especificar a geografia. Por exemplo , você pode ver como as pesquisas por COVID-19 variaram em diferentes países do mundo nos últimos 12 meses.

Imagem mostrando um gráfico do Google Trends comparando pesquisas por "coronavírus" em diferentes países.

Imagem mostrando um gráfico do Google Trends comparando pesquisas por "coronavírus" em diferentes países.

9. O Trends pode nos ajudar a visualizar interesses comuns: o Google Trends é um conjunto de dados verdadeiramente centrado no ser humano. Nós pesquisamos o que nos interessa. Mesmo que esses interesses possam parecer obscuros às vezes, você provavelmente não é o único a querer mais informações sobre um determinado tópico. O Google Trends nos ajuda a visualizar e explorar nossos sonhos , cães e gatos e até mesmo como consertar um banheiro .  

10. Tendências não são pesquisas: o Google Trends não é uma ferramenta para a criação de pesquisas científicas e não deve ser confundido com dados de pesquisas. Ele meramente reflete o interesse de pesquisa em tópicos específicos durante um determinado período de tempo. 

11. ... Mas eles podem dizer muito: A Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico ( OCDE) usa Tendências para rastrear o PIB a cada semana , entre seus lançamentos trimestrais, para obter uma visão mais granular do que está acontecendo com a economia mundial .

12. O preenchimento automático não é o mesmo que dados do Trends: o preenchimento automático tenta prever o que você está digitando para que possa obter o que está procurando mais rápido. Mas, por ser um recurso preditivo, não queremos surpreender as pessoas com previsões. Portanto, embora você possa pesquisar o que quiser, temos políticas para o que pode aparecer no preenchimento automático. O Trends, por outro lado, é uma ferramenta onde você pode consultar o interesse de pesquisa em qualquer consulta. Como você está digitando e pedindo para ver os resultados, mostraremos os dados do Trends disponíveis para quase todas as consultas.

13. Veja o que é tendência perto de você: Outro recurso interessante no Trends nos EUA é a capacidade de ver o que está sendo tendência em uma área metropolitana, sem nem mesmo inserir um termo de pesquisa. Você pode ver o que estava em alta no último mês ou até mesmo no ano. Por exemplo, aqui está o que foi tendência em São Francisco no mês passado .

Imagem mostrando as tendências do Google Trends perto de você recurso para a área de San Francisco-Oakland.  Os principais tópicos de pesquisa são: 1. Jogos Olímpicos;  2. Jogos Olímpicos de Tóquio 2020;  3. Jogos Olímpicos de verão;  4. Fogos de artifício;  5. Fogo.

Imagem mostrando as tendências do Google Trends perto de você recurso para a área de San Francisco-Oakland.  Os principais tópicos de pesquisa são: 1. Jogos Olímpicos;  2. Jogos Olímpicos de Tóquio 2020;  3. Jogos Olímpicos de verão;  4. Fogos de artifício;  5. Fogo.

14. Baixe seus dados: Basta clicar no botão de download ao lado de cada gráfico. Para um conjunto de dados maior, confira este novo conjunto de dados de pesquisas de tendências diárias da equipe do Google BigQuery.


15. E lembre-se: divirta-se com o Google Trends! Cerca de 15% das consultas diárias na Pesquisa Google nunca foram vistas antes. É uma ótima maneira de espiar por trás da cortina, os interesses em constante mudança das pessoas ao redor do mundo.


Fonte: texto original - Blog.google

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