Pular para o conteúdo principal

Google Search Insights como ferramenta de gestão estratégica

Dicas sobre o uso do Google Search para mais conhecimento – e mais crescimento:

,A maioria das empresas considera o Google Search um canal de marketing puro, com responsabilidade exclusiva na equipe de marketing: Lá, especialistas em SEO/SEA, muitas vezes com a ajuda de uma agência, montam campanhas de performance para gerar leads e aumentar as vendas.

O que muitos ignoram: o Google Search também pode ser usado além disso – como uma poderosa ferramenta de insights que torna possível reconhecer os desejos dos consumidores. Dessa forma, oportunidades podem ser aproveitadas para otimizar e expandir sua própria oferta. As informações do Google Search tornam-se, assim, a base para o crescimento responsável dos negócios.

Falamos com duas empresas muito diferentes que já estão tomando esse caminho: a OTTO, a maior plataforma de compras alemã, e a Compado, uma start-up de Berlim da indústria de tecnologia.

Neste artigo, explicamos como os dados do Google Search ajudam as duas empresas a desenvolver seus negócios a fim de se posicionarem para um futuro de sucesso – e explicar como você pode fazer o mesmo!

Pesquisa no Google: Uma riqueza de informações está esperando para ser usada

"Você pode aprender uma quantidade incrível sobre o Google Search: todo um mundo de informações de negócios valiosas está livremente disponível – tudo o que é preciso é uma conta do Google Ads", diz Joschka Weltgen, diretor de estratégia da Compado. "Estou sempre espantado que tão poucos façam uso dele."

Na verdade, não só os dados do Google Search estão disponíveis em tempo real para uma variedade de mercados,

Mas todos os dias o Google também coleta 15% dos termos de pesquisa que nunca foram inseridos antes.1 Essa atualidade é particularmente importante na situação atual: a pandemia corona levou a uma mudança duradoura no comportamento dos consumidores. Muito do que parecia previsível não pode mais ser confiado – as empresas mais próximas têm que estar com seus clientes para aproveitar as oportunidades.


OTTO: Oferecendo o que os clientes querem – se eles querem

A OTTO tem sido considerada pioneira há muito tempo quando se trata de explorar as possibilidades do marketing orientado por dados para si mesmo. Com mais de 5,2 milhões de itens em oferta, foi, portanto, um desenvolvimento lógico adicional dessa estratégia contar com o apoio de dados quando se trata de planejamento de variedades. Junto com o Google, o OTTO desenvolveu, portanto, um painel de instrumentos especificamente para esse fim – com sucesso.


"Queríamos identificar rapidamente como o interesse dos consumidores está se desenvolvendo – a fim de poder fazer imediatamente deduções para nossas variedades."

Melanie Schlegel, Chefe de Pesquisa Paga da OTTO, explica como essa ferramenta com o nome cativante MANGO (Merchant-Center Analytics com o Google) funciona e como ela é usada: "Iniciamos o projeto para dar às nossas áreas de compras uma melhor visão geral dos artigos altamente demandados. Para isso, queremos identificar rapidamente como o interesse dos consumidores está se desenvolvendo – a fim de poder fazer deduções imediatas para nossas linhas de produtos. Então tivemos que reunir dados de pesquisa e produtos."


OTTO compara três bases de dados:

– seus próprios dados de produtos – o comportamento de pesquisa no Google Search – e a oferta de outros anunciantes no Google Shopping através de reportagem best-seller no Google Merchant Center

"Dessa forma, podemos não apenas identificar quais produtos os clientes estão procurando, mas também onde e a que preço esses produtos já estão disponíveis."

De fato, o comportamento de pesquisa e compra está mudando drasticamente – tanto sazonalmente quanto ao longo das estações.

Muitas dessas tendências têm sido familiares ao OTTO – por exemplo, é óbvio que as pranchas de stand-up paddle estão em alta demanda no verão e trenós no inverno.

Outros desenvolvimentos são mais fundamentais e, em parte, devido à crise corona. "Enquanto isso, tivemos um aumento de seis vezes na demanda por máquinas de corte de cabelo ou um aumento de 800% nos equipamentos esportivos para a casa", relata Schlegel. "Ajudar os consumidores a encontrar o produto desejado com apenas alguns cliques, mesmo com esses tópicos de tendência, é nossa tarefa no e-commerce."

A ferramenta apoia as equipes da OTTO no cumprimento dessa tarefa mais rapidamente e, acima de tudo, de forma mais eficiente – e o sucesso também se reflete na maior satisfação do cliente. Isso também é possível pela transferência de dados via BigQuery do Merchant Center,através do qual insights sobre os produtos e marcas mais populares por categoria podem ser obtidos a partir dos anúncios de compras.

A longo prazo, OTTO vê o painel como um passo importante no caminho para a expansão baseada em dados da gama de produtos – e, portanto, enriquecerá-o passo a passo com dados adicionais.

Compado: Identifique mercados e indústrias para expansão

Na Compado, os dados de pesquisa também desempenham um papel decisivo no desenvolvimento de negócios. A jovem empresa de tecnologia de Berlim é caracterizada por uma afinidade com a automação baseada em dados. Consequentemente, ele se baseou em insights de consumidores do Google Search em um estágio inicial – e, portanto, conseguiu expandir-se para mais de 50 países em um tempo muito curto.

A ideia por trás do Compado: facilitar a seleção de produtos pelos usuários, oferecendo tabelas de classificação de diferentes categorias de produtos. Afinal, os rankings no mar de informações são um simples e eficiente auxílio à tomada de decisões. O destaque: Estas listas são individualizadas e são baseadas nas preferências dos visitantes.

O Compado não constrói um grande portal de preços ou comparação, mas muitos sites pequenos que respondem especificamente a perguntas específicas em uma ampla variedade de categorias de produtos e mercados.

A força do modelo de negócio: Pode ser aplicado a qualquer categoria de produto em qualquer mercado. Agora, uma start-up não pode globalizar da noite para o dia. E isso levanta a questão de quais categorias de produtos e em quais mercados devem ser usados para começar a implantar.

"A pesquisa é simplesmente uma linguagem universal. Isso nos permite analisar as necessidades em dezenas de países e em centenas de categorias de mercado."

É exatamente aí que entra o Google Search. Joschka Weltgen, Diretor de Estratégia da Compado: "A busca é simplesmente uma linguagem universal. Permite analisar as necessidades em dezenas de países e em centenas de categorias de mercado. E é exatamente isso que estamos fazendo – em estreita cooperação com a equipe do Google."

O resultado: No ano passado, o Compado – ofertas lançadas em três novas categorias – expandiu-se para mais de 50 países – gerou um crescimento de vendas de 130%

E ainda não há fim à vista: a Compado planeja se lançar em outros mercados e indústrias, continuando a confiar nos insights adquiridos através do Google Search. Weltgen: "Como resultado, não necessariamente entramos apenas nas grandes categorias, já fortemente anunciadas. Apenas um exemplo: estamos lançando um ranking de coleiras GPS para cães e gatos. Isso pode não ser um problema para a grande maioria. Para muitos donos de cães e gatos, no entanto, é muito grande e, portanto, muito exigido."

Use o Google Search especificamente como fonte de dados para o crescimento dos negócios

OTTO e Compado são apenas duas das muitas empresas que não só veem o Google Search como um canal de marketing, mas também o usam especificamente como fonte de dados de crescimento para alcançar os objetivos da empresa. Independentemente do tamanho ou indústria da empresa, seja sobre otimizar a gama de produtos, as categorias de produtos ou os mercados em que vale a pena se tornar ativo – dados e insights obtidos com ela são a chave para o sucesso.

A nova ferramenta Insights ajuda a obter esses insights em tempo real. Mostra categorias e produtos que os consumidores estão procurando cada vez mais. Dessa forma, as empresas com uma conta do Google Ads podem acessar insights relevantes para elas, identificar áreas de crescimento e desenvolver ainda mais sua própria oferta de forma orientada à demanda.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Depoimento verdade: Tenho fobia social

Sou tímido. E tenho fobia social. Mas ao contrário de Luis Fernando Veríssimo, um tímido assumido e com notoriedade, como o escritor reconhece em entrevistas e em um texto publicado em 1995, tentei durante anos vencer a timidez. O investimento no esforço de corrigir a "falha de estrutura da personalidade" reflete o impulso natural diante da sociedade que cultua o mito do homem como ser social. Iniciei terapias umas três vezes. Achando que não estava sendo ouvido e sem dar conta de dizer que estava pouco satisfeito com o processo de análise, dei o calote em todos na última mensalidade, antes de abandonar o tratamento -- não dar conta de dizer é um comportamento típico de um fóbico social. Humanos com fobia social demonstram intensa ansiedade em situações de convívio com outros seres da mesma espécie. Segundo os especialistas, os temores, capazes de se transformar em pânico e visível no suor destilado por alguns dos fóbicos sociais, geram os surtos, em diferentes intensidades...

Para astrólogo, geminiano, para a ciência, deficiente de atenção

Aos cinquenta e tantos anos, finalmente descobri que tenho déficit de atenção. Em outros tempos, jamais tive acesso ao diagnóstico, apesar de todos os sinais do problema, mesmo porque a expressão é recente, pelo menos no vocabulário da população leiga em questões da psicologia. Na verdade, cresci sob o mito das características comportamentais de um nascido sob a regência de gêmeos. Estimulado pelas leituras de livros e dos meios de comunicação tradicionais, fui sempre comparado a um representante típico do signo. Afinal, sabemos e temos muitas informações sobre características gerais do zodiáco, mas ficamos alheios às descobertas das ciências do comportamento. Os astrólogos fazem, pela via indireta, a melhor descrição de um sujeito que carrega a deficiência de atenção. Hoje, percebo alguma contribuição do zodiáco na compreensão sobre de nuances do comportamento. Os astrólogos preconizam que os geminianos, representantes do terceiro signo do zodíaco, estão associados ao desenvolvimento ...

CTBC e Telefonica lideram o ranking de reclamações da Anatel

Na telefonia celular, a CTBC fechou fevereiro na liderança das empresas com maior número de reclamações dos usuários, segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Com o índice de 0,817 por mil assinantes, a empresa deixa a TIM na segunda posição, com 0,417. Na telefonia fixa,a liderança é da Telefonica, de São Paulo, com 1,171 reclamação por mil assinantes. Na segunda posição, a Embratel, com 0,993, e a Brasil Telecom, com 0,821. Segundo a Anatel, reclamações de telefonia fixa cresceram mais em comparação à telefonia móvel em janeiro deste ano. Confira Telefonia fixa supera a celular em reclamações