Pular para o conteúdo principal

Religião passa por profundo processo de transição no Brasil

Em 2022, católicos serão menos de 50% da população brasileira. Os evangélicos serão maioria em 2032. Foto: Luis Quintero/Pexels
Em 2022, católicos serão menos de 50% da população brasileira. Os evangélicos serão maioria em 2032. Foto: Luis Quintero/Pexels

Carlos Teixeira
Radar do Futuro

“O Brasil está passando por uma grande transformação religiosa que já está impactando o presente e vai impactar ainda mais o futuro”. Diminui o número de católicos, que serão menos da metade dos brasileiros em 2022, cresce o de evangélicos, dos “sem religião” e, de forma geral, o pluralismo religioso se amplia no país. Os dados que retratam essa transformação foram apresentados pelo professor José Eustáquio Alves (ENCE/IBGE), sociólogo, doutor em demografia e professor José Eustáquio Alves, no seminário “Religião e Política: um olhar sobre o campo religioso brasileiro”, promovido em maio pela PUC-SP.

O fenômeno não é exclusivo do Brasil. “Está ocorrendo em toda a América Latina”, como mostra o levantamento “Religião na América Latina”, divulgado em 2014, pelo Instituto de Pesquisa Pew. Segundo o professor José Eustáquio, a transição religiosa estava em processo em países pequenos como Nicarágua, Honduras e Guatemala que se tornaram territórios de maioria evangélica. Entre os grandes países da América Latina, no entanto, o Brasil é onde esse fenômeno está mais avançado. “Somos ainda o maior país católico do mundo, mas a coroa do Vaticano está se transformando”, avalia o especialista em entrevista publicada no site Carta Maior.

Globalmente, também há uma revisão do papel dos deuses e das religiões. No Reino Unido, apenas 1% das pessoas com idade entre 18 e 24 anos se identifica como membro da Igreja Anglicana. Um estudo da British Social Attitudes (BSA) revela que mesmo entre a população com mais de 75 anos, a faixa etária mais religiosa, apenas uma em cada três pessoas se insere no grupo dos seguidores da religião. Para a empresa responsável pela pesquisa, o declínio constante da crença religiosa entre o público britânico é uma das tendências mais importantes da história do pós-guerra.

Tendências das igrejas

Segundo o estudioso, um dos autores do estudo “Distribuição espacial da transição religiosa no Brasil” (Tempo Social, 2017), o número de evangélicos deve superar o de católicos em 2032. Como resultado das tendências, fundamentadas em indicadores e estudos, já em 2022, no segundo centenário da independência do Brasil da coroa portuguesa, os católicos serão menos de 50% da população brasileira.

A transição religiosa, explica, diz respeito a quatro tendências “que vêm acontecendo há muito tempo, e de forma acelerada nos últimos anos”. São elas (1) o declínio absoluto e relativo das filiações católicas; (2) o aumento acelerado das filiações evangélicas (com diversificação das denominações e aumento dos evangélicos não institucionalizados); (3) o crescimento do percentual das religiões não cristãs; e (4) o aumento absoluto dos “sem religião”.

As quatro tendências, explica José Eustáquio, podem ser sintetizadas em duas: a mudança de hegemonia entre católicos e evangélicos, com forte probabilidade de o segundo grupo ultrapassar o primeiro. E o aumento da pluralidade religiosa, com o crescimento das religiões não cristãs e dos “sem religião”.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Para astrólogo, geminiano, para a ciência, deficiente de atenção

Aos cinquenta e tantos anos, finalmente descobri que tenho déficit de atenção. Em outros tempos, jamais tive acesso ao diagnóstico, apesar de todos os sinais do problema, mesmo porque a expressão é recente, pelo menos no vocabulário da população leiga em questões da psicologia. Na verdade, cresci sob o mito das características comportamentais de um nascido sob a regência de gêmeos. Estimulado pelas leituras de livros e dos meios de comunicação tradicionais, fui sempre comparado a um representante típico do signo. Afinal, sabemos e temos muitas informações sobre características gerais do zodiáco, mas ficamos alheios às descobertas das ciências do comportamento. Os astrólogos fazem, pela via indireta, a melhor descrição de um sujeito que carrega a deficiência de atenção. Hoje, percebo alguma contribuição do zodiáco na compreensão sobre de nuances do comportamento. Os astrólogos preconizam que os geminianos, representantes do terceiro signo do zodíaco, estão associados ao desenvolvimento ...

Ranking dos jornais brasileiros de maior sucesso no Instagram em 2021

  Levantamento mostra os diários impressos do País que mais conseguiram alavancar seguidores a partir da circulação

Pauta: 5 dicas para um aplicativo de sucesso

Antes da pandemia de Covid-19, plataformas como Google Meet, Zoom, Hangouts e Microsoft Teams eram procuradas, na maioria das vezes, por profissionais de cidades ou países distantes para reuniões de trabalho. Aulas presenciais se tornaram on-line, e hoje o aluno tem ao seu dispor uma gama incrível de soluções para aprender e interagir, no conforto do lar. Na área da saúde, já é comum a telemedicina, com consultas on-line 24 horas por dia para fornecimento de informações a pacientes. Muitas empresas tiveram que evoluir décadas em poucos meses, e tudo foi levado para o universo digital... Não é à toa que a última pesquisa TIC Domicílios, o mais importante levantamento sobre acesso a tecnologias da informação e comunicação, realizada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), vinculado ao Comitê Gestor da Internet no Brasil, mostrou, no ano passado, que três em cada quatro brasileiros têm acesso fácil à internet. E é claro que isso...