Pular para o conteúdo principal

Sem estresse, com teletrabalho

A solução para o trânsito caótico está no ar. E não são carros voadores

Carlos Plácido Teixeira
Jornalista e consultor em tendências e inteligência de mercado

A solução para o trânsito caótico está no ar. Não. Não são os carros voadores, trens sobre trilhos suspensos, nem balões. Proprietários de automóveis estressados encontrarão respostas, pelo menos em parte, na combinação de internet com mudanças culturais. Mais exatamente, na abertura da mente de gestores para a utilização da infraestrutura de computadores, de torres de transmissão e de sistemas de bancos de dados e de transmissão de voz, imagem e dados. A adoção da alternativa do escritório virtual – ou home office ou teletrabalho – está inserida na agenda dos próximos anos.

Neste exato momento, em terra, por carro, ou no ar, em aviões, muita gente está enfrentando horas de engarrafamento ou de viagens para participar de reuniões presenciais, absolutamente desnecessárias. Em escritórios de advocacia ou de contabilidade, dezenas de profissionais se deslocam e, durante oito horas, fazem o que? Ficam diante de computadores. O dia inteiro, lidam com arquivos, trocam e-mails e acessam bancos de dados de órgãos públicos. Atividades que podem ser feitas em casa, onde a maioria já tem acesso à mesma estrutura, em muitos casos com melhor qualidade.

Mas o quadro tende a mudar e as empresas e profissionais vão se render à alternativa, nem que seja por conveniência. Hoje, as condições tecnológicas básicas já avançaram bastante para justificar a possibilidade de adoção do teletrabalho por um número maior de empresas e escritórios. Sistemas como o Skype, comprado recentemente pela Microsoft, e o Hang Out, do Google, possibilitam não só a comunicação por voz e imagem. O compartilhamento de documentos, publicados “nas nuvens”, viabiliza a realização de reuniões de trabalho ao vivo com absoluta facilidade e qualidade.

Futuro – Em algum dia na década de 2020, um executivo entrará em uma sala e, ao fazer gestos, verá surgir à sua frente, em cadeiras, outras pessoas para uma reunião. Mesmo não falando chinês, nem alemão, entenderá tudo o que estiver sendo dito pelos participantes, graças aos sistemas de tradução instantânea.   

Os caminhos para tal dia já estão sendo pavimentados com bites. Os avanços de tecnologias de terceira dimensão (3D) e de holografia terão influência direta na perspectiva de mudança de mentalidade. Corporações como a IBM prevêm que em 2015 já será possível projetar imagens holográficas de pessoas, com o apoio de um equipamento celular.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Depoimento verdade: Tenho fobia social

Sou tímido. E tenho fobia social. Mas ao contrário de Luis Fernando Veríssimo, um tímido assumido e com notoriedade, como o escritor reconhece em entrevistas e em um texto publicado em 1995, tentei durante anos vencer a timidez. O investimento no esforço de corrigir a "falha de estrutura da personalidade" reflete o impulso natural diante da sociedade que cultua o mito do homem como ser social. Iniciei terapias umas três vezes. Achando que não estava sendo ouvido e sem dar conta de dizer que estava pouco satisfeito com o processo de análise, dei o calote em todos na última mensalidade, antes de abandonar o tratamento -- não dar conta de dizer é um comportamento típico de um fóbico social. Humanos com fobia social demonstram intensa ansiedade em situações de convívio com outros seres da mesma espécie. Segundo os especialistas, os temores, capazes de se transformar em pânico e visível no suor destilado por alguns dos fóbicos sociais, geram os surtos, em diferentes intensidades...

Para astrólogo, geminiano, para a ciência, deficiente de atenção

Aos cinquenta e tantos anos, finalmente descobri que tenho déficit de atenção. Em outros tempos, jamais tive acesso ao diagnóstico, apesar de todos os sinais do problema, mesmo porque a expressão é recente, pelo menos no vocabulário da população leiga em questões da psicologia. Na verdade, cresci sob o mito das características comportamentais de um nascido sob a regência de gêmeos. Estimulado pelas leituras de livros e dos meios de comunicação tradicionais, fui sempre comparado a um representante típico do signo. Afinal, sabemos e temos muitas informações sobre características gerais do zodiáco, mas ficamos alheios às descobertas das ciências do comportamento. Os astrólogos fazem, pela via indireta, a melhor descrição de um sujeito que carrega a deficiência de atenção. Hoje, percebo alguma contribuição do zodiáco na compreensão sobre de nuances do comportamento. Os astrólogos preconizam que os geminianos, representantes do terceiro signo do zodíaco, estão associados ao desenvolvimento ...

CTBC e Telefonica lideram o ranking de reclamações da Anatel

Na telefonia celular, a CTBC fechou fevereiro na liderança das empresas com maior número de reclamações dos usuários, segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Com o índice de 0,817 por mil assinantes, a empresa deixa a TIM na segunda posição, com 0,417. Na telefonia fixa,a liderança é da Telefonica, de São Paulo, com 1,171 reclamação por mil assinantes. Na segunda posição, a Embratel, com 0,993, e a Brasil Telecom, com 0,821. Segundo a Anatel, reclamações de telefonia fixa cresceram mais em comparação à telefonia móvel em janeiro deste ano. Confira Telefonia fixa supera a celular em reclamações