Formados pelo mercado e pelas escolas conservadoras e defadas da realidade, jornalistas têm dificuldade de entender a necessidade de requalificar o produto do trabalho a ser oferecido e "vendido" no mercado de comunicação. O profissional médio, e mediano, continua vendendo notícia, matéria-prima bruta, em formato de texto. As tabelas de preços dos sindicatos profissionais esmeram-se em quantificar o trabalho por laudas ou, mesmo, por número de caracteres. Passou a hora de aprender a vender informação ou, melhor ainda, conhecimento.
A entrada da internet, com a abertura de novas possibilidades de geração e publicação de relatos sobre fatos do cotidiano, agravou a situação. Os portais noticiosos passaram a explorar o conceito de repórter-cidadão, estimulando qualquer pessoa a ser participante do processo de produção de notícias. Os blogs também reforçaram a tendência de banalização do conceito de notícia.
A entrada da internet, com a abertura de novas possibilidades de geração e publicação de relatos sobre fatos do cotidiano, agravou a situação. Os portais noticiosos passaram a explorar o conceito de repórter-cidadão, estimulando qualquer pessoa a ser participante do processo de produção de notícias. Os blogs também reforçaram a tendência de banalização do conceito de notícia.
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