
Pode ser um comportamento ultrapassado, anacrônico -- que é coisa de velho -- mas desenvolvi uma profunda antipatia pela palavra, utilizada por nove entre cada profissionais de imprensa para relatar que algum evento será realizado. O tal do "acontece hoje aqui ou ali" é uma praga incontrolável.
Tomei antipatia por um motivo banal. Não que seja errado usar a palavra. O Manual de Redação do Estadão inclusive aceita e define. Mas como sou ultrapassadamente de esquerda, tenho antipatia dos colunistas sociais, elementos que servem para bajular e se deslumbrar com as coisas da direita. E são estes colunistas que deram força à aplicação da palavra. "Acontece hoje na mansão do proctologista Bigfinger o encontro do melhor (sic) de nossa sociedade". "Belo Horizonte se agita com o aniversário de Rosinha, que acontece hoje no Automóvel Club e promete parar a cidade".
Pois é. Acontece que os colunistas fizeram escola e o jornalismo, cada vez mais superficial na abordagem das informações, adotou o padrão.

Não guarde para si. Deixe o seu comentário.
Comentários