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Atenta às revoluções, BBC monta estrutura no Brasil

Nem tudo é unanimidade no reino das previsões sobre o futuro da imprensa. Com visão abrangente, o jornalista Vin Ray, diretor do BBC College of Journalism - escola que prepara as novas gerações de profissionais que irão integrar os quadros da empresa britânica BBC - , acredita que a hegemonia do jornalismo como guardião das notícias não está ameaçada pelos blogs ou pelas novas tecnologias. Mas haverá mudanças.

Atento às tendências da área de comunicação, o especialista está no Brasil para inaugurar a maior redação da BBC na América Latina. "A era da todo-poderosa grande mídia provedora de notícias acabou. Não podemos dizer ao nosso público que temos todas as respostas. O público vai esperar uma diversidade de visões e opiniões que lhe permita tirar conclusões próprias."

Sobre a crescente presença dos blogs no cotidiano da imprensa, o jornalista considera que não há saída senão absorvê-los. "Muitos de nossos correspondentes especializados usarão blogs como fontes. Mas eles só usam blogs que conhecem e nos quais podem confiar." A escola da BBC pretende formar profissionais que, em parte, vão fornecer as notícias para o BBC World Service, um serviço internacional por rádio e pela Internet que, com suas múltiplas plataformas, produz programas e serviços em 33 línguas e atinge 163 milhões de pessoas no mundo.

Redação

No Brasil a nova redação, instalada no mesmo prédio do Centro Brasileiro Britânico, em São Paulo, conta com nove jornalistas, sendo um deles correspondente da BBC News , cobrindo o Brasil para o serviço local da BBC no Reino Unido. O BBC Brasil é um serviço internacional de notícias em português.Em relação à mudança de perfil do público mais jovem, ávido por informações curtas e rápidas, a BBC já trabalha com algumas alternativas.

"Estamos oferecendo notícias em peças de rápida absorção e boletins noticiosos de dois minutos. Mas também estamos oferecendo os níveis mais profundos de análise de nossos correspondentes especializados. A chave aqui é o nível crescente de personalização. Você escolhe o que você quer quando você quer - não é a empresa que o entrega a você quando ela quer", diz Ray.

Segundo ele, a empresa também oferece podcasts e videocasts dos melhores programas e produtos. "Temos um serviço para telefones celulares, alertas de e-mail e assim por diante. A BBC está fazendo um grande esforço para adaptar sua programação para aparelhos móveis portáteis."

Fonte:
O Estado de S.Paulo

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