Pular para o conteúdo principal

Atenta às revoluções, BBC monta estrutura no Brasil

Nem tudo é unanimidade no reino das previsões sobre o futuro da imprensa. Com visão abrangente, o jornalista Vin Ray, diretor do BBC College of Journalism - escola que prepara as novas gerações de profissionais que irão integrar os quadros da empresa britânica BBC - , acredita que a hegemonia do jornalismo como guardião das notícias não está ameaçada pelos blogs ou pelas novas tecnologias. Mas haverá mudanças.

Atento às tendências da área de comunicação, o especialista está no Brasil para inaugurar a maior redação da BBC na América Latina. "A era da todo-poderosa grande mídia provedora de notícias acabou. Não podemos dizer ao nosso público que temos todas as respostas. O público vai esperar uma diversidade de visões e opiniões que lhe permita tirar conclusões próprias."

Sobre a crescente presença dos blogs no cotidiano da imprensa, o jornalista considera que não há saída senão absorvê-los. "Muitos de nossos correspondentes especializados usarão blogs como fontes. Mas eles só usam blogs que conhecem e nos quais podem confiar." A escola da BBC pretende formar profissionais que, em parte, vão fornecer as notícias para o BBC World Service, um serviço internacional por rádio e pela Internet que, com suas múltiplas plataformas, produz programas e serviços em 33 línguas e atinge 163 milhões de pessoas no mundo.

Redação

No Brasil a nova redação, instalada no mesmo prédio do Centro Brasileiro Britânico, em São Paulo, conta com nove jornalistas, sendo um deles correspondente da BBC News , cobrindo o Brasil para o serviço local da BBC no Reino Unido. O BBC Brasil é um serviço internacional de notícias em português.Em relação à mudança de perfil do público mais jovem, ávido por informações curtas e rápidas, a BBC já trabalha com algumas alternativas.

"Estamos oferecendo notícias em peças de rápida absorção e boletins noticiosos de dois minutos. Mas também estamos oferecendo os níveis mais profundos de análise de nossos correspondentes especializados. A chave aqui é o nível crescente de personalização. Você escolhe o que você quer quando você quer - não é a empresa que o entrega a você quando ela quer", diz Ray.

Segundo ele, a empresa também oferece podcasts e videocasts dos melhores programas e produtos. "Temos um serviço para telefones celulares, alertas de e-mail e assim por diante. A BBC está fazendo um grande esforço para adaptar sua programação para aparelhos móveis portáteis."

Fonte:
O Estado de S.Paulo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Depoimento verdade: Tenho fobia social

Sou tímido. E tenho fobia social. Mas ao contrário de Luis Fernando Veríssimo, um tímido assumido e com notoriedade, como o escritor reconhece em entrevistas e em um texto publicado em 1995, tentei durante anos vencer a timidez. O investimento no esforço de corrigir a "falha de estrutura da personalidade" reflete o impulso natural diante da sociedade que cultua o mito do homem como ser social. Iniciei terapias umas três vezes. Achando que não estava sendo ouvido e sem dar conta de dizer que estava pouco satisfeito com o processo de análise, dei o calote em todos na última mensalidade, antes de abandonar o tratamento -- não dar conta de dizer é um comportamento típico de um fóbico social. Humanos com fobia social demonstram intensa ansiedade em situações de convívio com outros seres da mesma espécie. Segundo os especialistas, os temores, capazes de se transformar em pânico e visível no suor destilado por alguns dos fóbicos sociais, geram os surtos, em diferentes intensidades...

Para astrólogo, geminiano, para a ciência, deficiente de atenção

Aos cinquenta e tantos anos, finalmente descobri que tenho déficit de atenção. Em outros tempos, jamais tive acesso ao diagnóstico, apesar de todos os sinais do problema, mesmo porque a expressão é recente, pelo menos no vocabulário da população leiga em questões da psicologia. Na verdade, cresci sob o mito das características comportamentais de um nascido sob a regência de gêmeos. Estimulado pelas leituras de livros e dos meios de comunicação tradicionais, fui sempre comparado a um representante típico do signo. Afinal, sabemos e temos muitas informações sobre características gerais do zodiáco, mas ficamos alheios às descobertas das ciências do comportamento. Os astrólogos fazem, pela via indireta, a melhor descrição de um sujeito que carrega a deficiência de atenção. Hoje, percebo alguma contribuição do zodiáco na compreensão sobre de nuances do comportamento. Os astrólogos preconizam que os geminianos, representantes do terceiro signo do zodíaco, estão associados ao desenvolvimento ...

CTBC e Telefonica lideram o ranking de reclamações da Anatel

Na telefonia celular, a CTBC fechou fevereiro na liderança das empresas com maior número de reclamações dos usuários, segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Com o índice de 0,817 por mil assinantes, a empresa deixa a TIM na segunda posição, com 0,417. Na telefonia fixa,a liderança é da Telefonica, de São Paulo, com 1,171 reclamação por mil assinantes. Na segunda posição, a Embratel, com 0,993, e a Brasil Telecom, com 0,821. Segundo a Anatel, reclamações de telefonia fixa cresceram mais em comparação à telefonia móvel em janeiro deste ano. Confira Telefonia fixa supera a celular em reclamações