Pular para o conteúdo principal

Internet consolida-se como fonte e ferramenta dos jornalistas

Hoje, o jornalista trabalha conectado à internet, na maior parte do tempo. A consolidação do novo meio como ferramenta de consulta e de produção da imprensa é constatada por pesquisa realizada pelo site Comunique-se.

Segundo o estudos, as entrevistas coletivas online estão ganhando cada vez mais espaço. Oitenta e um por cento dos jornalistas afirmaram que participariam de uma coletiva via Web, produtooferecido pelo Comunique-se, desde que o tema fosse de seu interesse profissional e que ele tenha disponibilidade de acesso em seu próprio computador.

Os convites para coletivas de imprensa presenciais são bastante ignorados. Apenas25% de todas as propostas feitas aos jornalistas resultam na presença efetiva doprofissional no evento. Esse número tão baixo é resultado do enxugamento das redações e, portanto, da baixa disponibilidade de tempo de cada profissional parase deslocar ao local da coletiva. Daí a vantagem de se realizar uma entrevista viaInternet.

Um dado novo nesta pesquisa mostra que os jornalistas acreditam que a Sala deImprensa torna-se importante na medida em que eles acessam o espaço para obterinformações específicas. Inclusive, segundo os entrevistados, qualquer empresa quese preocupa com sua imagem na mídia precisa manter em seu site uma área para aimprensa.

E não basta ter apenas releases, é preciso ter fotos, estatísticas,comunicados etc. Mas esses espaços precisam ser constantemente atualizados. De 2004 para cá, osjornalistas estão cada vez mais críticos em relação às salas de imprensa. A grande maioria acha ruim acessar um espaço como esse e ver informações desatualizadas.Quase 57% reclamam que não encontram nas salas online as informações de queprecisam.

Fonte: Comunique-se

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Para astrólogo, geminiano, para a ciência, deficiente de atenção

Aos cinquenta e tantos anos, finalmente descobri que tenho déficit de atenção. Em outros tempos, jamais tive acesso ao diagnóstico, apesar de todos os sinais do problema, mesmo porque a expressão é recente, pelo menos no vocabulário da população leiga em questões da psicologia. Na verdade, cresci sob o mito das características comportamentais de um nascido sob a regência de gêmeos. Estimulado pelas leituras de livros e dos meios de comunicação tradicionais, fui sempre comparado a um representante típico do signo. Afinal, sabemos e temos muitas informações sobre características gerais do zodiáco, mas ficamos alheios às descobertas das ciências do comportamento. Os astrólogos fazem, pela via indireta, a melhor descrição de um sujeito que carrega a deficiência de atenção. Hoje, percebo alguma contribuição do zodiáco na compreensão sobre de nuances do comportamento. Os astrólogos preconizam que os geminianos, representantes do terceiro signo do zodíaco, estão associados ao desenvolvimento ...

Ranking dos jornais brasileiros de maior sucesso no Instagram em 2021

  Levantamento mostra os diários impressos do País que mais conseguiram alavancar seguidores a partir da circulação

Pauta: 5 dicas para um aplicativo de sucesso

Antes da pandemia de Covid-19, plataformas como Google Meet, Zoom, Hangouts e Microsoft Teams eram procuradas, na maioria das vezes, por profissionais de cidades ou países distantes para reuniões de trabalho. Aulas presenciais se tornaram on-line, e hoje o aluno tem ao seu dispor uma gama incrível de soluções para aprender e interagir, no conforto do lar. Na área da saúde, já é comum a telemedicina, com consultas on-line 24 horas por dia para fornecimento de informações a pacientes. Muitas empresas tiveram que evoluir décadas em poucos meses, e tudo foi levado para o universo digital... Não é à toa que a última pesquisa TIC Domicílios, o mais importante levantamento sobre acesso a tecnologias da informação e comunicação, realizada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), vinculado ao Comitê Gestor da Internet no Brasil, mostrou, no ano passado, que três em cada quatro brasileiros têm acesso fácil à internet. E é claro que isso...