Hoje, o jornalista trabalha conectado à internet, na maior parte do tempo. A consolidação do novo meio como ferramenta de consulta e de produção da imprensa é constatada por pesquisa realizada pelo site Comunique-se.
Segundo o estudos, as entrevistas coletivas online estão ganhando cada vez mais espaço. Oitenta e um por cento dos jornalistas afirmaram que participariam de uma coletiva via Web, produtooferecido pelo Comunique-se, desde que o tema fosse de seu interesse profissional e que ele tenha disponibilidade de acesso em seu próprio computador.
Os convites para coletivas de imprensa presenciais são bastante ignorados. Apenas25% de todas as propostas feitas aos jornalistas resultam na presença efetiva doprofissional no evento. Esse número tão baixo é resultado do enxugamento das redações e, portanto, da baixa disponibilidade de tempo de cada profissional parase deslocar ao local da coletiva. Daí a vantagem de se realizar uma entrevista viaInternet.
Um dado novo nesta pesquisa mostra que os jornalistas acreditam que a Sala deImprensa torna-se importante na medida em que eles acessam o espaço para obterinformações específicas. Inclusive, segundo os entrevistados, qualquer empresa quese preocupa com sua imagem na mídia precisa manter em seu site uma área para aimprensa.
E não basta ter apenas releases, é preciso ter fotos, estatísticas,comunicados etc. Mas esses espaços precisam ser constantemente atualizados. De 2004 para cá, osjornalistas estão cada vez mais críticos em relação às salas de imprensa. A grande maioria acha ruim acessar um espaço como esse e ver informações desatualizadas.Quase 57% reclamam que não encontram nas salas online as informações de queprecisam.
Fonte: Comunique-se
Segundo o estudos, as entrevistas coletivas online estão ganhando cada vez mais espaço. Oitenta e um por cento dos jornalistas afirmaram que participariam de uma coletiva via Web, produtooferecido pelo Comunique-se, desde que o tema fosse de seu interesse profissional e que ele tenha disponibilidade de acesso em seu próprio computador.
Os convites para coletivas de imprensa presenciais são bastante ignorados. Apenas25% de todas as propostas feitas aos jornalistas resultam na presença efetiva doprofissional no evento. Esse número tão baixo é resultado do enxugamento das redações e, portanto, da baixa disponibilidade de tempo de cada profissional parase deslocar ao local da coletiva. Daí a vantagem de se realizar uma entrevista viaInternet.
Um dado novo nesta pesquisa mostra que os jornalistas acreditam que a Sala deImprensa torna-se importante na medida em que eles acessam o espaço para obterinformações específicas. Inclusive, segundo os entrevistados, qualquer empresa quese preocupa com sua imagem na mídia precisa manter em seu site uma área para aimprensa.
E não basta ter apenas releases, é preciso ter fotos, estatísticas,comunicados etc. Mas esses espaços precisam ser constantemente atualizados. De 2004 para cá, osjornalistas estão cada vez mais críticos em relação às salas de imprensa. A grande maioria acha ruim acessar um espaço como esse e ver informações desatualizadas.Quase 57% reclamam que não encontram nas salas online as informações de queprecisam.
Fonte: Comunique-se
Comentários