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Cerca de 20% da população brasileira já tem computador

Quase 20% da população brasileira tem computador pessoal e 13% acessam a internet a partir de casa. Os dados são 2ª Pesquisa sobre uso da Tecnologia da Informação e da Comunicação no Brasil (TIC 2006). O levantamento foi feito pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR , uma entidade sem fins lucrativos criada para implementar as decisões do Comitê Gestor da Internet. Segundo a diretora de Comunicação e responsável pela pesquisa, Mariana Balboni, de 2005 até agora houve um aumento considerável no número de domicílios que têm computadores, de 16,6% para 19,6%. "O aumento na posse de computadores se deu mais entre as pessoas da classe B e C. Acredito que isso aconteceu porque o governo criou vários programas de crédito para a compra do equipamento, como o Computador para Todos, e eles atendem a essa parcela da população", afirmou. Apesar do aumento de computadores, o número de domicílios com internet não apresentou o mesmo crescimento. No ano passado, esse número era d

Especialista compara marketing tradicional e da internet

As empresas de pequeno e médio porte ainda não utilizam o verdadeiro potencial dos sites corporativos. A importância do reposicionamento é apontada por Danilo Merino, da 2nd Design Digital, para quem "um dos grandes benefícios da Internet é permitir pequenas e médias empresas agirem como grandes, utilizando infra-estrutura de baixo custo e substituindo uma rede de distribuição geralmente cara por uma infra-estrutura pública largamente compartilhada em todo o mundo". Confira a avaliação do especialista no artigo publicado no site www.administradores.com.br Webmarketing

OP Digital é avanço na proposta de governo eletrônico

Desenvolvido pela Prefeitura de Belo Horizonte, o Orçamento Participativo Digital - OP Digital - coloca em prática uma idéia pioneira, reveladora das possibilidades da interatividade e do poder da internet para a implantação de iniciativas de governo eletrônico. Até o final de novembro, os moradores da cidade podem escolher, entre 36 propostas de obras, divididas em grupos de quatro, nove que serão levadas adiante pela administração pública. O internauta acessa a internet, avalia as propostas em cada uma das nove regionais, escolhe aquelas que ele julga melhores e vota. A iniciativa amplia a discussão sobre as prioridades e os investimentos do poder público. O cidadão pode discutir as obras no Fórum do site, criado especialmente para o evento. E acompanha a evolução dos resultados. A discussão sobre as obras ganhou dimensão maior junto à população. Um grupo de moradores da regional da Pampulha produziu um folder, com recursos próprios, para defender uma das obras. Jovens defendem a imp

Jornalistas de Minas têm novo site

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais tem novo site. Desenvolvido e implantado pela Conteúdos.com Comunicação, a publicação eletrônica reforça a importância da informação de interesse para os profissionais e estudantes da imprensa. A utilização de sistema de gerenciamento de informações desenvolvido pela Conteúdos dá agilidade para a atualização das notícias e artigos produzidos pelo Sindicato e pelos colaboradores. Confira em: www.sjpmg.org.br

Paulo Henrique Amorim: Mídia brasileira é ameaça à democracia

O jornalista Paulo Henrique Amorim adotou no blog pessoal e em entrevistas o papel de crítico da qualidade da imprensa brasileira. No site "Vermelho", do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), Amorim condena o monopólio e a feição golpista do jornalismo praticado no País. Na entrevista, ele assinala que a revista Veja avançou ainda mais no radicalismo, assumindo postura mais que conservadora: "É uma revista de extrema direita", afirmou. Leia a entrevista na íntegra: www.vermelho.com.br

Jornalistas à frente dos projetos de internet

Os jornalistas são os profissionais mais qualificados para desenvolver e coordenar sites e portais. A constatação é de uma enquete publicada no sites enquetes.com. Para 48,45% dos internautas que responderam ao questionário, a atribuição de webmaster deve ser desempenhada pelos jornalistas. Em segundo lugar, estão os webdesigners, com 26,71%. Em último, como os menos recomendados, estão os especialistas em tecnologia, com 0,62%. Confira os números : Tecnólogos - 0,62% Webdesigners - 26,71% Marketeiros - 6,83% Publicitários - 7,45% Jornalistas - 48,45% Qualquer um - 5,59% Outros - 4,35% Onde encontrar a pesquisa: www.enquetes.com.br

Coisas que odeio - I

Como somos resultados de processos químicos e físicos, reagimos a coisas que, para a salada de prótons, elétrons e íons dos outros, podem parecer irrelevantes. Para evitar fusões nucleares desnessárias, eu recomendo, por exemplo, que não me convidem para dividir a mesma mesa com a palavra acontece. Pode ser um comportamento ultrapassado, anacrônico -- que é coisa de velho -- mas desenvolvi uma profunda antipatia pela palavra, utilizada por nove entre cada profissionais de imprensa para relatar que algum evento será realizado. O tal do "acontece hoje aqui ou ali" é uma praga incontrolável. Tomei antipatia por um motivo banal. Não que seja errado usar a palavra. O Manual de Redação do Estadão inclusive aceita e define. Mas como sou ultrapassadamente de esquerda, tenho antipatia dos colunistas sociais, elementos que servem para bajular e se deslumbrar com as coisas da direita. E são estes colunistas que deram força à aplicação da palavra. "Acontece hoje na mansão do proctol

Trem chato

Quem inventou deve se achar o maioral da inteligência de marketing. Mas, na prática, é um chato quem criou uma nova modalidade de anúncio que avança sobre as informações das capas dos portais. O internauta clica uma vez para fechar e não adianta. Tem de esperar um tempo ou clicar de novo. No final das contas é a queimação de filme do cliente.

Mais You Tube: agora, em versão Google.com

O You Tube é mais um produto da Google.com. A compra do site de vídeos, o mais popular da categoria, foi confirmada nos Estados Unidos. A notícia sobre as negociações -- fechadas em US$ 1,65 bilhão (cerca de R$ 3,55 bilhões) -- começou a circular na última sexta-feira, 6 de outubro, em matérias publicadas pelos jornais “The New York Times” e “The Wall Street Journal”. De quebra, os criadores do You Tube ficam mais ricos e com menos problemas, como os que poderiam ter com a questão dos direitos autorais. Nesta mesma segunda-feira, 9 de outubro, foram fechados acordos com três grandes grupos de mídia - Universal Music Group, Sony BMG e com a rede de televisão norte-americana CBS. Com estes acordos, diminuem as chances de a página ser processada por conta da exibição de conteúdo protegido por direitos autorais. Com a popularização do site, cresceram as especulações de que a empresa seria levada à Justiça, como aconteceu com as páginas que divulgavam conteúdo protegido sem pagar aos detent