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Acorda assessor, a internet chegou

Eu gostaria muito de participar das discussões do XVI Encontro Nacional dos Jornalistas em Assessoria de Comunicação, entre os dias 29 de março e 1º de abril de 2007, em Fortaleza, no Ceará. Mas sequer sei como ter acesso a estes eventos, pouco ou mal divulgados entre a categoria. Agora que sei da existência do evento, teria grande satisfação em acompanhar à distância. Sem chance. Não existe cobertura do evento. On line, off line, nada. Nenhuma linha é publicada nos sites dos promotores do evento, Fenaj e Sindicato dos Jornalista do Ceará. Ou melhor, existe apenas a notícia sobre a abertura do evento. Nada mais. Este é apenas mais um exemplo da distância que ainda separa um considerável contingente de jornalistas da internet. Não precisa ser uma cobertura com vídeo - o que seria até uma boa idéia. Mas a produção de matérias ou notas sobre as discussões. Todos nós, jornalistas, ganharíamos muito com iniciativas semelhantes.

Para que serve o jornalismo

Pelo menos em tese, jornalismo serve para manter pessoas informadas sobre o que acontece no mundo onde elas vivem cobrar ações de políticos, que beneficiem a coletividade inibir os corruptos e denunciar os corruptores cobrar mais justiça da Justiça exigir serviços públicos de qualidade exercer vigilância sobre a administração governamental encaminhar reivindicações da população para os poderes legislativos e executivo esclarecer a população sobre decisões tomadas pelos governantes evitar os abusos do poder econômico evitar os abusos do poder policial contribuir para a fiscalização do uso racional da natureza, denunciando as ações que interfiram negativamente sobre o meio ambiente estimular o debate sobre os rumos da cultura, da educação, da saúde contribuir para o debate sobre os rumos da economia Na prática, o jornalismo serve aos poderosos. apenas aos interesses deles.

Curiosidades sobre a prestação de contas das eleições

A imprensa brasileira continua a fazer corpo mole na cobertura sobre as contas das eleições. Serão necessárias novas denúncias, CPIs, valérios, motoristas, secretarias e mordomos para alguém se debruçar sobre as prestações de informações publicadas no site do Tribunal Superior Eleitoral. Não que alguém esteja a insinuar a existência de caixa dois ou algo do tipo. Mas algum repórter poderia pelo menos fazer um levantamento simples. Afinal, está lá no TSE. As contas fechando direitinho, receita versus despesas. Alguns dos valores até surpreendem. Deputados que se elegeram com baixos investimentos. Mas basta encontrar um candidato conhecido ou dono de gráfica para saber que, pelo menos em tese, os números não correspodem aos fatos.

Fale Conosco não é tarefa de estagiário

Vira e mexe, a imprensa publica matérias sobre a qualidade dos serviços do "Fale Conosco", disponíveis nos sites corporativos. Os levantamentos concluem, com freqüência, que os serviços de atendimento ao internauta não são ideais. Não é para menos. Afinal, as empresas ainda não perceberam que o tal "Fale Conosco" significa, na verdade, atendimento ao cidadão ou ao consumidor. A instituição - empresa ou organização pública - tem o Serviço de Atendimento ao Cidadão. E o site tem o Fale Conosco. Por falta de critérios, são coisas que não se misturam. É um grande erro. No portal de uma das maiores capitais brasileiras, o Fale Conosco era, até recentemente, respondido por uma estagiária de jornalismo. Um dia, a moça, inocentemente, manda um e-mail para a área de pessoal de uma emissora de televisão, utilizando o e-mail da prefeitura, reclamando contra os critérios de uma prova de seleção da qual ela foi uma das participantes. As empresas precisam entender e integrar o Fa

Relacionamento entre usuários e TI pode melhorar

Para o bem da humanidade e das relações humanas dentro das empresas, os pauteiros dos principais veículos jornalísticos especializados em negócios ou tecnologia já deveriam ter escalado repórteres e fotógrafos para a produção de matérias especiais sobre o relacionamento entre o pessoal da informática e das outras áreas do ambiente corporativo. As reportagens terão a utilidade de colocar “pingos nos is” e colaborar para a paz. Afinal, apenas o acaso explica a inexistência de registros de pendências resolvidas no tapa entre representantes dos fornecedores e dos usuários dos recursos tecnológicos. Leia no Webinsider Relacionamento entre usuários e TI pode melhorar

Newsletter e internet são atribuições de Relações Públicas

Um dia, você está quieto no seu canto de trabalho, produzindo uma newsletter para um cliente, quando um sujeito bate à sua porta: - você está produzindo uma newsletter? - sim, estou. - então tome uma multa. Você está desempenhando uma atividade irregularmente. - por que? Quem é você? - sou fiscal do Conselho Federal de Relações Públicas. Produção de newsletters é de profissionais de relações públicas. Teje multado. Exageros à parte, esta é uma história possível. Está lá na legislação para o exercício profissional. "De acordo com a legislação, o exercício das atividades de Relações Públicas é privativo dos bacharéis em Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas e que estejam devidamente registrados nos Conselhos Regionais da categoria", dizem as normas regulamentadoras da atividade. As funções típicas de Relações Públicas incluem: "Elaborar publicações da empresa (House Organ, Newsletter, Folhetos, Relatórios); · Desenvolver modos de comunicação por meios aud

Cerca de 20% da população brasileira já tem computador

Quase 20% da população brasileira tem computador pessoal e 13% acessam a internet a partir de casa. Os dados são 2ª Pesquisa sobre uso da Tecnologia da Informação e da Comunicação no Brasil (TIC 2006). O levantamento foi feito pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR , uma entidade sem fins lucrativos criada para implementar as decisões do Comitê Gestor da Internet. Segundo a diretora de Comunicação e responsável pela pesquisa, Mariana Balboni, de 2005 até agora houve um aumento considerável no número de domicílios que têm computadores, de 16,6% para 19,6%. "O aumento na posse de computadores se deu mais entre as pessoas da classe B e C. Acredito que isso aconteceu porque o governo criou vários programas de crédito para a compra do equipamento, como o Computador para Todos, e eles atendem a essa parcela da população", afirmou. Apesar do aumento de computadores, o número de domicílios com internet não apresentou o mesmo crescimento. No ano passado, esse número era d

Especialista compara marketing tradicional e da internet

As empresas de pequeno e médio porte ainda não utilizam o verdadeiro potencial dos sites corporativos. A importância do reposicionamento é apontada por Danilo Merino, da 2nd Design Digital, para quem "um dos grandes benefícios da Internet é permitir pequenas e médias empresas agirem como grandes, utilizando infra-estrutura de baixo custo e substituindo uma rede de distribuição geralmente cara por uma infra-estrutura pública largamente compartilhada em todo o mundo". Confira a avaliação do especialista no artigo publicado no site www.administradores.com.br Webmarketing

OP Digital é avanço na proposta de governo eletrônico

Desenvolvido pela Prefeitura de Belo Horizonte, o Orçamento Participativo Digital - OP Digital - coloca em prática uma idéia pioneira, reveladora das possibilidades da interatividade e do poder da internet para a implantação de iniciativas de governo eletrônico. Até o final de novembro, os moradores da cidade podem escolher, entre 36 propostas de obras, divididas em grupos de quatro, nove que serão levadas adiante pela administração pública. O internauta acessa a internet, avalia as propostas em cada uma das nove regionais, escolhe aquelas que ele julga melhores e vota. A iniciativa amplia a discussão sobre as prioridades e os investimentos do poder público. O cidadão pode discutir as obras no Fórum do site, criado especialmente para o evento. E acompanha a evolução dos resultados. A discussão sobre as obras ganhou dimensão maior junto à população. Um grupo de moradores da regional da Pampulha produziu um folder, com recursos próprios, para defender uma das obras. Jovens defendem a imp

Jornalistas de Minas têm novo site

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais tem novo site. Desenvolvido e implantado pela Conteúdos.com Comunicação, a publicação eletrônica reforça a importância da informação de interesse para os profissionais e estudantes da imprensa. A utilização de sistema de gerenciamento de informações desenvolvido pela Conteúdos dá agilidade para a atualização das notícias e artigos produzidos pelo Sindicato e pelos colaboradores. Confira em: www.sjpmg.org.br