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Mostrando postagens de maio, 2006

Internet consolida-se como fonte e ferramenta dos jornalistas

Hoje, o jornalista trabalha conectado à internet, na maior parte do tempo. A consolidação do novo meio como ferramenta de consulta e de produção da imprensa é constatada por pesquisa realizada pelo site Comunique-se. Segundo o estudos, as entrevistas coletivas online estão ganhando cada vez mais espaço. Oitenta e um por cento dos jornalistas afirmaram que participariam de uma coletiva via Web, produtooferecido pelo Comunique-se, desde que o tema fosse de seu interesse profissional e que ele tenha disponibilidade de acesso em seu próprio computador. Os convites para coletivas de imprensa presenciais são bastante ignorados. Apenas25% de todas as propostas feitas aos jornalistas resultam na presença efetiva doprofissional no evento. Esse número tão baixo é resultado do enxugamento das redações e, portanto, da baixa disponibilidade de tempo de cada profissional parase deslocar ao local da coletiva. Daí a vantagem de se realizar uma entrevista viaInternet. Um dado novo nesta pesquisa mostra

A internet é o meio

Dados do Ibope: 48% das pessoas que viajaram de avião quatro ou mais vezes nos últimos dias acessam a internet todos os dias. E mais: 34,8% dos brasileiros que compram vinhos importados também acessam a internet todos os dias. Os números não podem ser mais claros para indicar o poder da internet como meio de comunicação.

Garanta uma carreira brilhante

Procura-se: Diretor de marketing. Desnecessário ter conhecimento ou formação na área. Pode ser engenheiro, médico, advogado, assistente social, jogador de futebol, navegador, jornalista ou outra especialidade. Se tiver recursos próprios, independente da origem, pode ter curso secundário incompleto. Necessário saber pronunciar corretamente as expressões ´enterprise relationship planning´, ´costumer relationship management´, ´business intelligence´ e ´follow up´. Importante memória e conhecimentos de encenação para repetir frases como ´temos 500 mil visitações-dia´; ´estamos recebendo novo aporte de capital´ e ´o modelo de internet grátis não tem futuro´. Não pagamos bem, mas nossos funcionários podem jogar Fifa 2002 no horário do almoço. (Observação: não receberemos currículos de profissionais com especialização, principalmente quem tenha MBA) O texto acima, com situações verdadeiras, espelha fatos que ocorrem no mercado de trabalho deste início de século, particularmente na atual fase

Internet valoriza arquitetura da informação

Empresas e fornecedores de projetos e soluções para o ambiente digital deram início a uma nova fase na história da internet, marcada pela maturidade do desenvolvimento de sites e portais. A profissionalização dos investimentos tende a valorizar o papel dos especialistas em arquitetura da informação, com impactos favoráveis sobre a criatividade e atualização de conteúdos dinâmicos. A produção será deslocada do foco em tecnologias e design para a gestão da comunicação com a meta de gerar resultados. “As informações devem ser completas e atualizadas, para que o internauta não clique em outro site”, afirma a jornalista Katrine Mader Silva, para quem o visual é importante, mas não gera retorno para a empresa. Este ponto de vista reforça o papel do arquiteto da informação, intermediário entre o que a empresa deseja da tecnologia e da comunicação. O arquiteto atua com o objetivo de propiciar ao internauta continuidade e fluidez. Para alcançar a eficiência e a eficácia, é necessário definir os

A e-comunicação em destaque

É inevitável. Não há como deixar de perceber que tudo no mundo atual, altamente conectado à Internet, tenha virado um e-algumacoisa. Além dos óbvios e quase gastos e-business e e-commerce, e além do e-mail, é-claro, a originalidade dos nossos criativos e-tecnólogos e e-marketeiros, ao lidar com a lúdica língua do e-, chancela com o símbolo eletrônico praticamente tudo. É um e-tudo. Virou argumento de e-vendas, de e-distribuição, de e-armazenamento, de e-vida, de e-lazer, de e-trabalho. Curioso é, entretanto, que nesta onda não se fale em e-comunicação, ou e-communication, como preferirão e-consultores disponíveis no mercado. A ausência de uma expressão que sintetize a comunicação eletrônica reflete claramente a análise distorcida sobre o papel desempenhado pela Internet. Poucos reconhecerão a verdade, mas predomina no mercado uma dificuldade em perceber a rede mundial como um meio de comunicação, uma grande teia por onde trafegam informações e não apenas produtos e serviços à venda. A

Como criar um blog

O primeiro passo para criar um blog é ter uma boa idéia. Criar um novo endereço, que você chama de meu blog é o mais fácil. Pode ser no Blogger, mas também pode no Hotmail, Ig, Globo.com etc. Fazer funcionar é que são elas. Aliás, tem hora que é muito chato.